Semáforo com conversão à direita causa transtornos aos condutores, em Santarém

Os semáforos com conversão à direita instalados nos cruzamentos de maior movimento em Santarém, ainda é uma “novidade” para a maioria da população.  Em horários de “picos”, o que deveria facilitar o tráfego está se tornando em determinados momentos o que é considerado no termo popular, como uma “dor de cabeça”.

Alguns motoristas, ainda não se sabe, se por falta de conhecimento sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dispõe sobre o livre movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho onde houver sinalização indicativa ou se é apenas negligência.

O fato é, que as reclamações são constantes principalmente no cruzamento da Barão do Rio Branco com Mendonça Furtado, no bairro Santa Clara. E isto, interfere diretamente no investimento realizado pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) com intuito de dar mais fluidez ao trânsito.

“Toda vez que eu venho do trabalho, venho pela Barão e acontece  esse problema. Não só eu, mas vários motoristas  que querem o acesso livre à direita, não o fazem por terem motoristas  que seguem direto na Avenida Barão e isso atrapalha “, reclamou um condutor que não quis se identificar.

Questionado sobre a situação, o Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Paulo Jesus, nos informou que durante a instalação dos semáforos em dois cruzamentos (Mendonça com Barão e Rui Barbosa com a Cuiabá), os agentes estiveram acompanhando e orientando.

“Está todo sinalizado com placa a 100 metros pra já orientar o condutor para em caso de conversão à direita já se posicionar na faixa correta. O que está ocorrendo é a falta de atenção por parte do condutor em observar a sinalização. Inclusive a necessidade da implantação da sinalização para direita livre foi exatamente para dar fluidez ao trânsito evitando o congestionamento. Mas é necessário o condutor observar a sinalização indicativa”, destacou o secretário.

Matéria atualizada às 10h46.

O Impacto – Por Diene Moura

Fotos: PMS

6 comentários em “Semáforo com conversão à direita causa transtornos aos condutores, em Santarém

  • 26 de junho de 2022 em 15:41
    Permalink

    nesse caso, a sinalização horizontal deveria ter um alargamento à direita, b como a sinalização semáforica deve está antes do cruzamento, nesse caso, está do outro lado da Mendonça Furtado, ocasionando dúvidas

    Resposta
  • 26 de junho de 2022 em 11:10
    Permalink

    Concordo com o secretário, sou motorista, já vi que isso funciona e muito bem na prática para desafogar o trânsito, nota 10, esses motoristas desavisados que fazem isso não sabe o que é conversão a direita ou não sabem ler, eles deveriam voltar para salas de ensino das auto-escolas!

    Resposta
  • 25 de junho de 2022 em 13:20
    Permalink

    É moderno, é para fluir o trânsito, mas há condutores que fazem de forma proposital e estressa aos que querem ter o acesso livre. Deveria ter mais orientações e educação no trânsito.

    Resposta
  • 25 de junho de 2022 em 11:18
    Permalink

    Qual foi o jirico que teve essa “iluminada” ideia?

    Resposta
    • 26 de junho de 2022 em 09:52
      Permalink

      Nas cidades.evoluidas.tem.semafaro com conversão a direita ou a esquerda falta o.condutor ter.mais.conhecimento com o tempo.vao se acertando eu não moro em Santarém mais ta certo conversão demagógicas sim

      Resposta
    • 26 de junho de 2022 em 11:07
      Permalink

      Concordo com o secretário, sou motorista, já vi que isso funciona e muito bem na prática para desafogar o trânsito, nota 10, esses motoristas desavisados que fazem isso não sabe o que é conversão a direita ou não sabem ler, eles deveriam voltar para salas de ensino das auto-escolas!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.