Qualifica Pará: Mais de 200 pessoas recebem capacitação profissional em Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou do encerramento de 12 cursos ofertados pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Rendan (Seaster), no sábado (30), no Centro de Artesanato do Tapajós- Cristo Rei. O programa ‘Qualifica Pará’ é um dos maiores investimentos em qualificação profissional já realizado pelo governo estadual, em especial, à população paraense de baixa escolaridade ou em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Qualifica Pará atendeu em Santarém 240 alunos, desenvolvido em 12 cursos ofertados: chapeiro; tráfego pago; operador de máquinas pesadas; empilhadeiras; guindaste; retroescavadeira; horticultura; cozinha; confeitaria; cerâmica; artesanato em madeira e mecânica de motocicletas. Participaram do curso o Senhor Raonir Rayol, Gerente da Seaster  e a senhora Silvia Reis, que é coordenadora de empreendedorismo da Seaster.

“Nesses meses de desenvolvimento dos cursos, nós contamos com a parceira da Secretaria Municipal de Turismo, da Escola Barão do  Tapajós, da Secretaria Municipal de Urbanização, além de empresas privadas. O objetivo dos cursos é fomentar a qualificação profissional para aquelas pessoas que não possuem renda alguma,” disse a coordenadora de empreendedorismo da Seaster, Silvia Reis.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, é necessário sempre fortalecer a parceria que está sendo realizada em Santarém. Entre os 12 cursos ofertados, há um específico para os artesãos municipais.

“A Prefeitura de Santarém, por meio da Semtur, tem dado total apoio, inclusive cedendo a estrutura da Secretaria para a realização do curso e que nós sempre estaremos à disposição, tendo em vista que nosso papel é esse, de unificar os artesãos, proporcionando espaço para eles participarem de cursos, feiras, exposições e também na comercialização de seus artesanatos, foram 240 pessoas qualificadas do qual fazemos parte efetivamente,” finalizou o gestor da pasta do Turismo.

O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *