Santarém – Semana da Pátria 2022 encerrou com desfile cívico-militar na Anísio Chaves

Após dois anos sem desfile, a população santarena prestigiou o último dia da programação da Semana da Pátria 2022, realizada na manhã desta quarta-feira (7), na Avenida Anysio Chaves. No ano em que se comemoram os 200 anos de independência, o tema da Semana da Pátria foi “Cidadania se constrói com empatia, educação e amor ávida. Passaram pela avenida neste 7 de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Bombeiros Civis, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Guarda Portuária Federal, Polícia Civil, Marinha do Brasil, 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), 4º Grupamento de Bombeiros Militar e Polícia Militar. O desfile iniciou às 7h30 e encerrou às 9h47min.

O prefeito Nélio Aguiar prestigiou mais esse dia de desfiles acompanhado no palanque das autoridades pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ronan Liberal Jr, Secretária de Educação Maria José Maia, secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, coordenadora municipal de Portos, Lilian Maués, secretário regional de governo Alexandre Maduro, além dos comandantes coronel Aldemar Maués (CPR-1), tenente coronel Maciel (sub do CPR-1), coronel Valério (3º BPM), tenente coronel Luciano Flávio (8º BEC), capitão de Fragata Fróes (Capitania dos Portos), capitão Antônio Maria de Oliveira (Marinha do Brasil), tenente coronel Piquet (Corpo de Bombeiros), Major Fernando (1º CIPAMB) e delegado Jamil Casseb, superintendente da Polícia Civil, Francinei Brito, supervisor de Operações da Guarda Portuária Federal, além de outras autoridades civis e comunitárias.

O Samu levou para a avenida seu corpo de socorristas e fez uma demonstração de atendimento a um acidente automobilístico. As polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal foram bastante aplaudidas pelo público presente.

O Exército e o Corpo de Bombeiros levaram seus grupamentos, equipamentos e maquinários para a avenida. “Estávamos com saudade desse momento tão grandioso para nós. Que além de nos aproximar de nossas instituições de proteção, nos torna mais patriotas e apaixonadas por nosso Brasil”, disse a dona de casa Maria das Graças, que acompanhou todos os desfiles ao lado da família, na arquibancada lotada montada ao longo da avenida.

A Polícia Militar encerrou o desfile com várias apresentações de operações de segurança, explosões e tiros chamaram a atenção do público. Numa das apresentações, um cachorro militar demonstrou a imobilização de um assaltante que fez um refém.

Para a secretária de Educação, Maria José Maia, os desfiles trouxeram a população para mais perto das instituições de segurança pública e para as unidades de educação. “É um gesto de amor e de cidadania, que como ressalta nosso tema, se faz com empatia, educação e amor à vida”, comentou Maria José Maia.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, avaliou de forma positiva a Semana da Pátria que é realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Foram cinco dias de desfiles nos quatro cantos de Santarém, que envolveram todas as nossas escolas da rede municipal de ensino e da rede estadual. Hoje, finalizamos com as forças armadas e instituições de segurança pública. Tivemos a oportunidade de ver na avenida os programas sociais desenvolvidos por essas instituições e os relevantes serviços que elas oferecem à população”, disse Nélio Aguiar.

O gestor municipal ainda deixou uma mensagem ao povo santareno. “Cidadania se constrói com empatia, educação e amor à vida. O nosso tema da Semana da Pátria resume o sentimento do povo santareno de solidariedade, conscientização e luta pela vida, além de amor ao próximo. São 200 anos de Independência que vamos festejar sob o manto da liberdade, pois a nossa pátria mora aonde reside a liberdade. Neste 7 de setembro, que simboliza a nossa Independência, vamos nos reerguer e retomar as lutas pelas conquistas da manutenção da cidadania e pela construção de nosso futuro, com desenvolvimento, obras e investimentos. Vamos todos celebrar os 200 anos de independência do Brasil e de liberdade, nosso bem maior, com cidadania, educação e responsabilidade”, disse o prefeito Nélio Aguiar. (Com informações da PMS)

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *