Cottagecore: o estilo de decoração que valoriza a simplicidade da natureza

A pandemia de Covid-19 trouxe um processo de ressignificação de valores muito grande. As pessoas se abrigaram em suas casas e sentiram muito forte a necessidade de se conectar com a natureza. Veio aquele desejo de ter uma casa de campo, onde possa ficar no tamanho da paz. Plantar os amigos, discos, livros e nada mais, como cantou Elis Regina na belíssima música Casa no Campo. Isso explica a ascensão da estética cottagecore, que inclui elementos da casa de campo na decoração de ambientes urbanos.

Quem passeia com frequência pelas mídias sociais, certamente, já viu o estilo cottagecore na decoração de muitos lares por aí. Ela valoriza elementos nostálgicos da natureza e agricultura, bem no estilo da casa de José Leôncio, em Pantanal. A tendência ressalta a simplicidade da vida, com uma mistura harmoniosa do estilo rústico com boho e vintage. Olhar para essa décor faz as horas pararem um pouco seu ritmo frenético, para usufruir um pouco o tempo da natureza, lembrar de regar as plantas e esperar a massa do pão crescer.

A beleza da vida rural

A estética cottagecore explora o desejo de conexão e harmonia com a natureza, com um toque nostálgico e elementos naturais e sustentáveis. A decoração valoriza as belezas que a natureza traz, como fibras, texturas e elementos naturais. Além do artesanato, que ganha notoriedade de protagonista nesta tendência. Sabe aquele estilo casa de vó? É neste caminho, com elementos que contam histórias e criam memória afetiva.

Talento e bom gosto

Quando o talento trabalha a serviço do bom gosto, temos um artesanato atemporal, que impressiona e valoriza o cômodo que decora. Quando se fala em decoração cottagecore, não se refere a itens industrializados, feitos em série. Trata-se da singularidade das pessoas e das coisas, como peças de artesanato, que, por mais parecidas que sejam, não são iguais. Mas o artesão não trabalha sozinho, muitas vezes precisa utilizar equipamentos como martelo, esmerilhadeira e furadeira. A habilidade e o uso de materiais sustentáveis é tão importante quanto a inspiração.

Paleta cottagecore

A paleta de cores da estética é bastante suave, com cores que remetem ao natural, como bege, branco, terracota, verde e amarelo. Tudo harmonizado de forma muito delicada e discreta. Por isso, é comum o uso de cestas, flores e plantas, com estampas florais em louças, roupas de cama, jogos de mesa e almofadas. Além de móveis brancos ou marrons claros, que compõem a décor com classe e carinho. O uso de cores mais escuras pode ser feito de maneira pontual, apenas para destacar algum ponto da decoração.

Na sala, o uso de um baú antigo pode trazer aconchego, ou uma mesa rústica, harmonizada com cadeiras brancas, beges ou verde-claro. No quarto, uma bela luminária de palha traz o charme da natureza para a decoração, além de roupas de cama em tons terrosos e estampas florais para complementar. Já no banheiro o uso de um espelho antigo, com a moldura em pátina, tem seu lugar, além de cestos e flores.

A estética, que pode ser usada na moda também, traz a necessidade de viver em harmonia com a natureza, de forma sustentável e respeitosa.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *