Jovem que tocou o terror na Vila Amorim é liberado durante audiência de custódia, em Santarém
Na manhã de quinta-feira (13), o Juiz de Direito Plantonista, Flávio Oliveira Lauande, concedeu liberdade provisória a Erinaldo Nascimento, suspeito de ameaçar com um terçado funcionários de uma escola, na Vila Amorim, localizada às margens do rio Tapajós, em frente à Alter do Chão.
Durante audiência de custódia, o juiz de direito considerou que o flagranteado, teria cometido os possíveis crimes, em estado de embriaguez, e não haveria necessidade de decretação da prisão cautelar.
“Assim, não existindo ilegalidade na prisão ou motivos para a segregação cautelar”, disse o magistrado, que estabeleceu medidas cautelares diversas da prisão, para serem cumpridas por Erinaldo. Caso seja descumprida qualquer das medidas abaixo, importará na decretação da prisão preventiva.
I – proibição de acesso ou frequência bares, festas dançantes e congêneres;
II – proibição de ingerir bebida alcoólica ou drogas;
III – proibição de ausentar-se da Comarca;
IV – recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, a partir das 22h;
V – proibição de portar arma de fogo bem como qualquer arma branca (faca, facão, terçado, etc.);
VI – manter distância mínima de 200 metros da Escola Municipal José de Melo Filho, bem como, das vítimas e testemunhas do processo.
Erinaldo também não poderá mudar de residência, sem prévia permissão da Justiça, ou ausentar-se por mais de 8 (oito) dias de sua casa, sem comunicar ao Juiz o lugar onde será encontrado.
Na terça-feira (11), Erinaldo Nascimento da Costa, de 19 anos de posse de arma branca (terçado), e visivelmente embriagado, foi até a residência de sua ex-namorada, Nelciane Amorim Vasconcelos, de 21 anos, para ameaçá-la de morte, porém, ela não estava no local.
Em seguida, ele se dirigiu à Escola Municipal José de Melo Filho, e passou a ameaçar os funcionários que estavam no local. Totalmente descontrolado, com golpes de terçado, danificou parte da estrutura da unidade escolar, sendo: o bebedouro, um painel pedagógico, um cercado de plantas e uma janela.
O suspeito ainda tentou contra a vida de uma professora e sua filha, onde teria desferido um golpe de terçado, mas elas correram e se esconderam no depósito de merenda da escola. O jovem foi contido por populares, e ao chegarem na comunidade o encontraram amarrado dentro de uma sala de aula.
Por Baía
O Impacto
Foto: Reprodução