Trote informando capotamento com vítimas gravemente feridas mobiliza Samu e Corpo de Bombeiros de Santarém

Nas primeiras horas da tarde de sábado (4), uma ligação informando um acidente com cinco vítimas no Km 96 da BR-163, mobilizou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros de Santarém.

Pelo desespero do informante e com intuito principal de oferecer um atendimento eficiente, considerando a suposta gravidade dos feridos, o Samu  decidiu dar esse apoio, mesmo não sendo sua área de abrangência. Dependendo do perímetro na BR-163, os profissionais de Belterra e Rurópolis são responsáveis.

“Ligaram nos dizendo que o carro capotou com 5 vítimas, 2 presas nas ferragens, 3 jogadas ao solo, ou seja, foram cuspidas do carro. O que a gente vai pensar? Vamos pensar o pior! Deslocamos nossas viaturas para lá, juntamente com o Corpo de Bombeiros. Como estavam presos nas ferragens têm que ter o Bombeiro. Chegamos lá não era nada praticamente”, lamentou o coordenador do Samu, Joziel Colares.

As equipes constataram que realmente houve um capotamento, mas no KM 68 e sem vítimas feridas gravemente. Ainda conforme Joziel Colares, sofreram apenas escoriações leves, estavam andando e foram socorridas por  ambulâncias de Belterra, a qual inclusive não comunicaram a situação real.

“Invés de parar a gente e avisar, seguimos. Depois de 25 minutos, chegamos no local.  O rapaz deu sinal, era no km 68 e não no km 96, como falaram. Com certeza, pode ser considerado um trote porquê isso não se faz!”, desabafou Joziel.

Trote é crime?

Sim, previsto no artigo 266 do Código Penal,  o infrator pode ser penalizado de 1 a 6 meses de detenção. Mas o pior, são as consequências deste tipo de ação. Os trotes atrapalham o atendimento de pessoas que realmente precisam do suporte adequado.

A ligação é crucial para o trabalho de urgência e emergência do Samu. Ele ocupa a linha de uma vítima real que pode estar em risco de morte.

Sobre o Samu

Atualmente, o SAMU opera com três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USA) – UTI Móvel, uma Unidade de Suporte Básico (USB), Além disso, duas motolâncias e duas lanchas que atendem à população ribeirinha.

Com 14 anos de atuação no município de Santarém, os profissionais são altamente capacitados para trabalhar com agilidade, segurança e eficiência no primeiro atendimento até  a chegada no hospital de maneira estável.

O serviço com modelo de assistência padronizado opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesso através do número 192.

Matéria atualizada às 18h58.

Por Diene Moura

O Impacto

Foto: Reprodução redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *