Santarém – Há mais de 10 dias perdendo líquido, grávida de 7 meses aguarda leito para cirurgia no HRBA
Neste sábado (11), a reportagem do jornal O Impacto foi procurada pela família da gestante Zaira Silva de Sousa, 26 anos, para denunciar as condições que se encontra na Casa da Mulher do Hospital Municipal de Santarém (HMS).
Segundo informou os familiares, Zaira está no sétimo mês de gestação e teve a bolsa rompida. Há mais de 10 dias está perdendo líquido e ainda não tem leito disponível para sua transferência e internação no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
“Ela precisa fazer uma cirurgia, mas os caras tratam a gente que nem cachorro. Perdeu líquido, a criança não pode mais estar dentro dela e ficam empurrando remédio. Ela tá passando mal, os caras vão lá e não falam nada. Dizem que não tem UTI para criança no HRBA, isso e aquilo, outro”, disse o marido Anderson Barsa Cunha.
Ao ser questionada sobre o atendimento, a jovem grávida alegou que recebe injeção na veia com frequencia e que não aguenta mais sentir dores, tanto na cabeça, quanto no peito e nas costas.
Em vídeo gravado pela mãe de Zaira Silva, ela narra a situação da filha, veja:
Posicionamento
A assessoria de comunicação do HMS informou que a gravidez da jovem é de risco e que ela está recebendo o atendimento adequado. Com relação a internação em outro hospital, a vaga esperada já não é competência do HMS.
Também entramos em contato com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa) para esclarecer sobre a previsão de um atendimento com urgência, a qual nos informaram que: “No momento estamos com grande demanda, porém, será avaliado para encaminhamento”, destacaram.
Enquanto isso, há risco da criança morrer dentro da barriga da mãe.
Por Diene Moura
O Impacto – colaborou Lorenna Morena
Meu Deus quanta falta de respeito com o ser humano