Santarém – Expectativa: ônibus 100% elétricos e tarifa zero | Realidade: …

Para além do discurso em defesa do meio ambiente, a execução de ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas têm relação direta com a mobilidade urbana, especialmente, o transporte coletivo que diariamente atende a população. Milhares de pessoas são impactadas, dentre estas, muitas não têm condições financeiras de pagar passagem, por exemplo, para ir a uma consulta médica, ou se deslocar em busca de trabalho.

Por isso, na atual situação, com décadas de uma concessão precária em Santarém, após idas e vindas em atos administrativos e judiciais, inclusive com promessas de ônibus elétricos, com wifi e ar condicionado, o título deste texto pode soar como uma utopia.

Mesmo porque, a licitação para concessão do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros do município – prevista para ocorrer no dia 16 de maio -, entre outros aspectos, em sua Nota Técnica, determina que “até o segundo ano da Concessão”, as empresas concessionárias poderão operar com veículos com idade média de 10 anos e idade máxima de 15 anos.

É claro que, se a licitação se concretizar, e caso sejam cumpridos os contratos, haverá avanços, como o que estabeleceu o novo sistema de bilhetagem e monitoramento da frota, resultado de outra licitação.

Como sonhar não custa nada, considerando que Santarém é uma cidade polo, localizada no interior da Amazônia, as soluções expostas no título, como forma adequar as realidades, visando atuar contra a injustiça climática, utilizará de energia renovável, e, ao mesmo tempo, disponibilizará um transporte público de qualidade e gratuito, fazendo uma revolução ambiental e social, sem precedente para história de Santarém.

Se você, de tão desacreditado, não acredita nessas possibilidades, para gestores políticos comprometidos e com visão do presente e futuro, bem como sociedade civil organizada, pode acessar aqui o artigo publicado com exemplos de cidades brasileiras que implantaram a tarifa zero.

Por Baía

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caucaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *