ARCON se omite de fiscalizar embarcações

Após a repercussão da matéria  ‘Passageiros denunciam serviços prestados por lanchas que fazem linha para Alenquer’ veiculada na manhã desta terça-feira (2), passageiros de embarcações que têm como destino o município de Itaituba, também entraram em contato com as mesmas demandas.

Uma das pessoas que viaja com frequência nos contou que o tratamento muitas vezes é considerado abusivo e infelizmente a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) se omite na fiscalização. Inclusive, os próprios passageiros já entraram em contato com a coordenação e não obtiveram nenhum posicionamento adequado.

“As janelas não abrem, são todas lacradas. Só as portas de emergência que são duas nas laterais e as da frente. É muito perigoso e infelizmente já passei por várias situações. Tem embarcações que não são fiscalizadas, não sei qual motivo. Sei que tem muito atraso, já fiquei à deriva mais de 2 horas, ar condicionado não funciona, não tem banheiro e às vezes nem energia tem”, lamentou um passageiro.

Em contato com a Arcon, um dos passageiros nos afirmou que teve uma ocasião que foi necessário alterar o tom e ameaçar processá-los por prevaricação, tendo em vista as várias tentativas para amenizar os problemas sofridos diariamente. Nós também fomos atrás de respostas para saber quais os procedimentos adotados após várias reclamações e por quais motivos algumas embarcações não foram fiscalizadas e muito menos penalizadas pelos serviços precários fornecidos.

Há ainda o questionamento de alguns passageiros que, por medo de represálias, preferiram não dar mais detalhes à nossa reportagem. Mas mencionaram: ‘Será que há algum privilégio estabelecido pela Arcon a alguns proprietários de embarcações? Pois mesmo sendo denunciados diversas vezes a fiscalização passa longe’.

Entramos em contato com a Arcon- PA que nos enviou  a seguinte nota, confira na íntegra:

“A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) informa que tomou conhecimento das denúncias e intensificou a fiscalização nos transportes hidroviários. Na manhã desta quarta-feira (3), já houve substituição de uma embarcação realizada por uma das empresas operadoras. Em caso de irregularidades, os usuários devem formalizar as denúncias por meio dos canais oficiais: e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br; telefone 0800-0911717 e pelo aplicativo Ouvidoria Arcon, disponível para aparelhos Android”.

Por Diene Moura

O Impacto

Foto: Arcon/Ilustrativa

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