Presidente da Federação Espanhola é denunciado por forçar beijo em jogadora na Copa
O beijo que o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Ruabiales, deu na meio-campista Jenni Hermoso durante a entrega das medalhas às campeãs da Copa do Mundo Feminina, segue repercutindo na Espanha.
Na noite desta segunda-feira (21), o presidente do CENAFE (Centro Nacional de Treinadores de Futebol), Miguel Ángel Galán, formalizou uma denúncia contra Rubiales alegando que o mandatário da federação infringiu a Lei do Esporte e o protocolo contra violência sexual da própria entidade que comanda o futebol nacional.
“Na minha qualidade de treinador nacional nível 3 filiado à Federação Espanhola, denuncio Luis Rubiales pelo descumprimento da Lei 39/2022 do Esporte em razão do ato sexista de beijar na boca [a jogadora] Jennifer Hermoso na entrega do troféu do Mundial feminino 2023”, diz Galán no início de sua denúncia.
Luis Rubiales pediu desculpas nesta segunda-feira por ter beijado a jogadora espanhola na entrega de medalhas às campeãs mundiais.
Jenni Hermoso, camisa 10 da Espanha, estava cumprimentando os dirigentes espanhóis quando chegou em Rubiales, que a abraçou, segurou seu rosto e lhe deu um beijo na boca.
“Seguramente errei, tenho que reconhecer. Num momento de máxima efusividade, sem qualquer má intenção ou má-fé, aconteceu o que aconteceu, de maneira muito espontânea”, disse.
“Tenho de pedir desculpa, não tenho alternativa. Além disso, tenho de aprender com isso e perceber que, quando represento uma instituição tão importante quanto a Federação, sobretudo em cerimônias, tenho que ter mais cuidado”, continuou Rubiales.
Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta classificou a atitude como “inaceitável” e disse que todas as jogadoras “merecem respeito”. Ele exigiu que o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol se explicasse e se desculpasse.
“Temos todos que ser cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações. É inaceitável beijar uma jogadora na boca para felicitá-la”, afirmou.
Fonte: CNN
Imagem: Divulgação/RFEF