Bocão Ed. 1474
SANTARÉM IMPORTADOS
A coluna recebeu de um cliente da empresa Santarém Importados mensagem parabenizando a funcionária Amanda Garcia Paz de Moura, operadora de Caixa, pelo excelente atendimento aos clientes.
SANTARÉM IMPORTADOS 2
Amanda demonstrou espírito de liderança, atenciosa e dinâmica. Não deixa o cliente em dúvida e procura ajudar. Parabéns por sua dedicação e profissionalismo, características essas que são muito admiradas pelo empregador.
COMBATI O BOM COMBATE
A coluna recebeu do advogado José Ronaldo Dias Campos, sobre o Quinto Constitucional: “Fiz a minha parte ao defender, com denodo, nos limites da ética, até o momento que me competia, que estava sob o meu controle, os meus ideais. Fiquei lisonjeado, leve, orgulhoso, após conquistar, com louvor e sob aplausos, a confiança dos advogados paraenses, galgando o primeiro lugar dentre doze seletos concorrentes.”
COMBATI O BOM COMBATE 2
“Saio do certame mais forte ainda do que entrei, estejam certos disso. Vou continuar a viver perto das pessoas que me amam, na “Pérola do Tapajós”, torrão em que nasci, e isso me conforta. Doravante, longe de Santarém, só para passear. Espero!”
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
A avó de um aluno da Escola Estadual Plácido de Castro acionou a coluna para manifestar sua total indignação. Segundo ela, apesar da escola onde o seu neto estuda viver com a insegurança há anos, inclusive com registro de roubos, a 5ª URE não disponibilizou o reforço na segurança, com a presença de um policial militar, como acontece na Escola Estadual São Francisco, que fica no centro da cidade.
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS 2
Para ela, está caracterizado que o estado do Pará, por meio da 5ª URE descumpre a Constituição Federal, especialmente ao não adotar o princípio da isonomia. A situação da insegurança na escola Plácido de Castro, segundo a avó, fez com que alunos não mais queiram estudar na unidade escolar, reduzindo drasticamente o número de matrículas.
DESCASO TOTAL
A coluna recebeu do advogado Thiago Borges: “A vandalização do mausoléu do ex-governador do Grão-Pará e Deputado da Cidade de Santarém no Brasil Império, por mais de 20 anos, Miguel Antônio Pinto Guimarães, Barão de Santarém, cujo nome e obras se espalham pela cidade, fizeram de seu lugar de descanso um lixeiro. Isso é inaceitável!”.
ALÔ PREFEITO DE JACAREACANGA
Os produtores da Gleba São Benedito, no município de Jacareacanga, estão reclamando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está demorando muito para liberar as Licenças Ambientais – LAR, com isso os investimentos estão sendo prejudicados.
ALÔ PREFEITO DE JACAREACANGA 2
Isto está revoltando os produtores que já estão se organizando para entrarem na justiça requerendo que aquela Gleba São Benedito seja do Mato Grosso.
POSICIONAMENTO
A Equatorial Pará destaca que as revisões tarifárias são conduzidas e definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para todas as distribuidoras do setor elétrico em períodos de 4 ou 5 anos, conforme legislação vigente para o setor e os Contratos de Concessão.
POSICIONAMENTO 2
Nesse sentido, a Revisão Tarifária tem por objetivo reconhecer na tarifa os investimentos feitos pela concessionária no período, assegurando a receita necessária para que o serviço seja prestado, satisfazendo as condições de continuidade, eficiência e segurança da operação. Os itens relativos à distribuição respondem a cerca de 31% de uma fatura média e na revisão tarifária 2023 proporcionaram uma redução de 4,45% no efeito médio dos consumidores.
POSICIONAMENTO 3
Adicionalmente, por volta de 35% de uma fatura média se destinam ao repasse de impostos e encargos setoriais aos agentes governamentais, enquanto os restantes 34% são repassados para geração de energia e transmissão.
POSICIONAMENTO 4
É importante frisar que alguns fatores impactam neste cálculo e na tarifa de energia praticada em cada estado, dos quais destacamos o tamanho, a densidade demográfica, características dos consumidores e a complexidade do Pará.
POSICIONAMENTO 5
Por ser um estado continental, a logística e os custos para operação, manutenção e expansão da rede elétrica são muito mais altos e desafiadores que nos outros estados. Além disso, com uma densidade demográfica muito abaixo da média nacional e com cargas predominantemente residenciais, a divisão dos custos resulta em uma parcela maior para cada consumidor, quando se compara a concessões com cargas maiores e mais concentradas.
DEVOLUÇÃO EM CURUÁ
O Plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) homologou voto do conselheiro José Carlos Araújo e emitiu parecer prévio recomendando que a Câmara Municipal não aprove as contas de 2019 do ex-chefe do Poder Executivo do Município de Curuá, José Vieira de Castro, que deverá recolher aos cofres do município o valor de R$15.300,00, pago irregularmente como 13º subsídio.
DEVOLUÇÃO EM CURUÁ 2
De acordo com o TCMPA, ele foi multado em um total de R$ 14.869,56 (3.400 Unidades de Padrão Fiscal do Pará – UPF-PA) pelas irregularidades cometidas. O Tribunal enviará o processo, de forma eletrônica, para o Poder Legislativo julgar as contas, no prazo de 90 dias.
DEVOLUÇÃO EM CURUÁ 3
A decisão foi tomada durante a 40ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada no dia 24 de agosto, sob a condução do conselheiro Antonio José Guimarães, presidente da Corte de Contas, e do conselheiro Lúcio Vale, vice-presidente do TCMPA.
Por Baía
Aqui no loteamento Ribeiro as ruas so Matos e a iluminação pública 0 e nos temos q ser obrigado a conviver com esses tipos de situações em nossa Santarém, cobras nao tem mais aonde colocar, fora aranhas, baratas todos tipos de insetos so Jesus na nossa causa indignado com tanta situação!
Cadê continua o gato energia no bairro jaderlandia não fizeram nada os ar continua ligado rua E perto da CURUA UNA ,