Professor da Ufopa integra estudo internacional sobre registros de antigas comunidades indígenas na Amazônia

revista Science publicou nesta sexta-feira, 6 de outubro de 2023, em sua mais recente edição, estudo que mostra que a Amazônia pode abrigar mais de 10.000 registros de obras pré-colombianas (construídas antes da chegada dos europeus). Liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a pesquisa combina tecnologia de ponta em monitoramento remoto, com dados arqueológicos e modelagem estatística avançada para quantificar obras de terra que ainda podem estar escondidas debaixo do dossel da floresta amazônica e em quais locais essas estruturas são mais prováveis de serem encontradas.

Coordenado pelos pesquisadores do Inpe Vinicius Peripato, doutorando do curso de Sensoriamento Remoto, e Luiz Aragão, chefe da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática, o estudo foi assinado por uma equipe composta por 230 pesquisadores de 156 instituições localizadas em 24 países de 4 continentes, incluindo o professor Claide de Paula Moraes, do Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Segundo Peripato, “O estudo indica que a floresta amazônica pode não ser tão intocada quanto muitos pensam, já que quando buscamos uma melhor compreensão da extensão da ocupação humana pré-colombiana na região, nos surpreendemos com a grande quantidade de sítios ainda desconhecidos pela ciência”. A equipe de cientistas chegou a esta conclusão após a identificação de 24 novos registros arqueológicos, por meio de uma tecnologia avançada de mapeamento remoto, utilizando um laser embarcado em avião, conhecido como LiDAR (Light Detection and Ranging). O sensor permite reconstruir os elementos da superfície em um modelo 3D com um nível extraordinário de detalhes.

Já Luiz Aragão destaca que a pesquisa representa um avanço tecnológico e científico enorme. “O estudo avança o conhecimento em três grandes áreas, como na própria arqueologia, por meio de novas descobertas, nas ciências ambientais, demonstrando o nível de interferência humana na região, que pode ter implicações para seu funcionamento atual e como modelamos seu futuro, finalmente, na área de computação aplicada, que possibilitou a análise dos milhões de pontos presentes nos dados LIDAR e na modelagem estatística da distribuição das feições estudadas”.

Inédito, o estudo ainda tem implicações políticas sobre o debate atual a respeito do marco temporal de terras indígenas no Brasil. “Em tempos de discussões sobre marcos regulatórios de propriedade e direito às terras indígenas, esta pesquisa traz inúmeras evidências da ocupação ancestral da floresta amazônica por povos originários, de suas formas de vida e da relação estabelecida por eles com a floresta”, afirmam os autores. “A proteção de seus territórios, línguas, culturas e heranças deve ser compreendida como milenar, como são, e não ligada a uma data, que é tão recente”.

O artigo completo pode ser lido no link:

“More than 10,000 Pre-Columbian earthworks are still hidden throughout Amazonia” por Vinicius Peripato e colaboradores na revista Science.

 

Fonte: Ascom Ufopa
Imagem: Divulgação/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *