Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica começam a ser aplicadas em todo Pará

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (23) e seguem até o dia 10 de novembro nas escolas do estado. Devido ao ponto facultativo de Recírio hoje, nas unidades da região metropolitana de Belém, as provas começarão nesta terça-feira (24). A avaliação, que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), subsidia informações no diagnóstico da educação básica brasileira para formulação de políticas públicas eficientes.

No Pará, desde o início do ano, os mais de 500 mil estudantes das 898 escolas da rede passam por aulas de reforço escolar aos sábados, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que contam com o material didático “Prepara Pará”. O material é composto por conteúdos das duas disciplinas e viabiliza a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Saeb 2023.

Disponibilizado para todas as escolas da rede, cada disciplina tem dois volumes, onde o primeiro foi utilizado no período de maio a agosto, e o segundo volume, de agosto a outubro. Foram entregues também exemplares impressos para os professores, com respostas e comentários para auxiliar no planejamento e na execução das atividades em sala de aula.

Por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), a Seduc também disponibilizou gratuitamente um conjunto de atividades para auxiliar os educadores na preparação dos estudantes para as provas. Os 80 cadernos de atividades, em formato digital, foram elaboradas por professores(as) da rede estadual de ensino, integrantes do Cefor.

Ao longo de 2023,  foram aplicadas avaliações e atividades de verificação da aprendizagem para informar às equipes gestora e docente das escolas e aos técnicos da regional e do nível central da Seduc como cada escola, turma e estudante está avançando no processo de ensino e aprendizagem. Com esses dados em mãos, professores e gestores escolares conseguiram planejar aulas, atividades e intervenções com ainda mais intencionalidade e assertividade, garantindo o desenvolvimento de habilidades por todos os estudantes.

Provas – Em todo o Brasil, as provas são aplicadas em escolas públicas que possuam estudantes matriculados no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio e suas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica. Dessa maneira, as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A estimativa do Inep é de que mais de 8,4 milhões de estudantes brasileiros participem dos exames.

Fonte: Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *