SECA DO RIO TAPAJÓS PREOCUPA VEREADOR E EMBARQUE DE GRÃOS ESTÁ SENDO FEITO EM SANTARÉM

O vereador Peninha usou a tribuna da Câmara de Itaituba na manhã de hoje (31/10) para manifestar sua preocupação com a seca do Rio Tapajós. Segundo o edil, a estiagem deste ano já está causando a paralisação do transporte de grãos das balsas de Itaituba para Santarém e Barcarena.

“Jamais vimos uma seca tão longa como esta”, afirmou Peninha. Este fato tem causado a suspensão da operação de balsa nos portos de Itaituba.

“O porto da empresa Caramuru, nas margens do Rio Tapajós, na região do Km 28 da Rodovia Transamazônica, é um exemplo desta seca. Suas atividades estão suspensas, pois o calado do rio não permite a atracação de balsas para embarcar o farelo de soja para ser levado para a Noruega, devido este motivo o porto está fechado”, disse Peninha.

Segundo o parlamentar, o mesmo vem acontecendo nos portos de Miritituba. As empresas não estão embarcando milho por conta da seca. As balsas não têm como atracar nos portos, assim como também navegarem nas proximidades dos portos devido às praias (barrancos de areia) que surgiram com a forte seca do Rio Tapajós.

“Hoje, as carretas que vêm do Mato Grosso transportando milho estão se dirigindo para Santarém, de onde vem sendo feito o embarque dos grãos ou se dirigindo para o porto de Santos-São Paulo. Aqui em Miritituba, não está sendo embarcado nenhum um grão”, garantiu o parlamentar.

“Nossa preocupação com o fechamento destes portos, é a demissão de funcionários”, ressaltou Peninha. “Com a suspensão momentaneamente das operações nestes portos pode ocorrer demissão”, alertou.

Conforme o vereador, existe uma rede de comércio e serviços que sobrevivem na base da cadeia de logística e exportação, como restaurantes, borracharias, postos de combustíveis, se nada for feito, haverá prejuízos.

Ainda de acordo com Peninha, diariamente são mais de 1.000 carretas que chegam. Agora quando não estão paradas, seguem para o Porto de Santos e uma parte para Santarém.

“Esta situação nos preocupa, porque além do desemprego que pode ocorrer, também a arrecadação pode diminuir e isto atingir toda a região, causando um colapso econômico. Esperamos que logo esta situação seja normalizada, pois assim, nosso futuro está ameaçado”, concluiu o vereador.

O Impacto

Um comentário em “SECA DO RIO TAPAJÓS PREOCUPA VEREADOR E EMBARQUE DE GRÃOS ESTÁ SENDO FEITO EM SANTARÉM

  • 31 de outubro de 2023 em 16:39
    Permalink

    Fala pra ele que eu vou ralhar o rio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *