Último Júri de 2023: Ex-PM será julgado por homicídio e 4 tentativas de homicídio
O ex-policial militar Gildson dos Santos Soares, acusado de 1 (um) homicídio e 4 (quatro) tentativas de homicídio, será julgado nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, na Comarca de Santarém. Este tribunal do júri será o último do ano.
O júri será presidido pelo titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, Gabriel Veloso de Araújo. Pela acusação atuarão os Promotores Paula e Erick. Já na defesa, entre os advogados do réu está Pixica, ex-secretário de cultura que retorna ao Plenário do Júri.
Serão 18 testemunhas a serem ouvidas e por isso o julgamento foi dividido em 2 dias.
Gildson dos Santos está preso desde 2020 quando quebrou medidas cautelares. No ano seguinte, ele foi expulso da corporação. A decisão foi tomada após constatarem que a morte da doméstica, Sônia da Silva Viana, foi provocada pelo uso de arma e munição da polícia militar.
O crime
Em junho de 2018, um carro ocupado por seis pessoas da mesma família foi atingido por 12 tiros de arma de fogo em via pública no bairro Santarenzinho.
A doméstica Sônia da Silva, 40 anos, morreu, e outras três pessoas ficaram feridas. Na época, o ex-militar se apresentou à polícia e confessou o crime.
Em depoimento, ele disse que estava indo para a casa da mãe, e um dos integrantes do carro teria mostrado uma arma para ele, mas esta versão foi descartada. O crime foi motivado por uma disputa por terra.
Matéria atualizada às 9h29*
Por Diene Moura
O Impacto – colaborou Lorenna Morena
Foto: Reprodução