Justiça Federal condena vereador de Placas por crime ambiental
O vereador do município de Placas, Evaldo Machado (MDB), foi condenado a pena definitiva de 02 (dois) anos e 04 (quatro) meses de reclusão e 62 (sessenta e dois) dias multa, em sentença proferida pela Justiça Federal. A condenação foi assinada no dia 19 de dezembro pela Juíza Federal Mônica Guimarães Lima da 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Santarém (PA).
A pena de prisão foi substituída por duas restritivas de direito, sendo uma pena para prestar serviços à comunidade ou entidades públicas, à proporção de 1 (uma) hora por dia de condenação, em instituição a ser indicada pelo Juízo da Execução. Já a outra pena, corresponde a prestação pecuniária, a qual é necessário o pagamento de dez salários mínimos, vigente na data da quitação, que no valor de hoje equivale a R$ 13.200,00 (treze mil e duzentos reais).
Não conseguimos contato com o vereador ou defesa para saber se será ou não apresentado recurso contra a decisão que poderá deixar o vereador Evaldo Machado fora da disputa eleitoral no próximo ano.
Segundo a sentença, ficou comprovado que Evaldo Machado, desmatou em uma área de 38,36 hectares, dentro de uma de suas fazendas. Inclusive, o vereador chegou a ser multado pelo IBAMA pela prática de crime ambiental.
O espaço segue aberto para qualquer posicionamento.
Matéria atualizada às 18h32*
O Impacto
Foto: Arquivo pessoal