Bocão Ed. 1494

CARRETAS 

Um leitor da coluna entrou em contato para expor sua indignação. Frequentemente, as carretas derrubam os fios de energia e de internet da sua rua, deixando os moradores sem os serviços essenciais.

CARRETAS 2

“Quase todo dia isso acontece, são carretas com carrocerias altas, que sequer mostram preocupação para não atingir os fios. Em um dos casos, até um poste veio abaixo, colocando em perigo a população”, disse o morador da grande área da Prainha.


ALERTA  

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, nos primeiros quinze dias de janeiro, 11 mortes por Covid foram registradas no Pará. O número chama a atenção por equiparar, em pouco tempo, o número de mortes em todo o mês de dezembro. Relatos de hospitais e UBSs acumulando novos casos e o pouco oferecimento de doses de vacinas chegaram à nossa redação, mas até a postagem dessa matéria, o governo do estado não se pronunciou oficialmente.

ALERTA 2

O uso de máscara volta a ser recomendado em ambientes fechados, assim como a disponibilidade do álcool em gel.  Além disso, é fundamental a conscientização da população no que diz respeito a estar em dia com a vacinação tanto para gripe, quanto para covid.


LEI INVALIDADA       

Em decisão unânime tomada na sessão virtual no dia 18 de dezembro, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6652, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou lei do estado do Pará que autorizava o Poder Executivo a utilizar depósitos judiciais e administrativos para pagar precatórios de forma diferente da prevista em lei federal.

LEI INVALIDADA 2

O ministro Nunes Marques, relator do caso, observou que a Lei estadual 8.213/2015 alterou diversos pontos das disposições gerais previstas na Lei Complementar federal 151/2015, que trata da utilização dos depósitos e se aplica a todos os entes federados. Em razão da natureza da matéria envolvida (direito civil e processual e normas gerais de direito financeiro), a norma invadiu a competência legislativa reservada à União.

LEI INVALIDADA 3

Nunes explicou que a lei federal alcança apenas processos judiciais ou administrativos em que o próprio ente federado seja parte, enquanto a lei paraense se estende a todo e qualquer processo.

LEI INVALIDADA 4

A norma estadual também autoriza a utilização de até 70% dos depósitos para pagamento de precatórios, destinando os outros 30% a um fundo garantidor da devolução dos valores a seus depositantes, caso sejam vitoriosos no processo, cabendo a gestão do fundo ao Tribunal de Justiça do Pará. Ocorre que a legislação nacional define como gestor do fundo de reserva alguma instituição financeira oficial. (com informações do STF)


CAOS NOS CORREIOS        

“As autoridades não fazem nada para resolver o descaso em relação ao péssimo serviço atualmente prestado pelos Correios no município de Santarém”, assim declara um usuário, indignado, do serviço postal.

CAOS NOS CORREIOS 2

Os clientes apontam falhas operacionais da empresa, que prejudicam tanto consumidores quanto vendedores que dependem dos serviços dos Correios.

CAOS NOS CORREIOS 3

Um dos casos que chegou à reportagem foi o de um consumidor que comprou um celular pela internet e esperou mais de dois meses para receber o produto. Ele conta que o rastreamento dos Correios não funcionava e que não conseguia falar com a empresa pelo telefone ou pelo site. Quando finalmente recebeu a encomenda, teve uma surpresa desagradável: o celular estava quebrado e faltavam peças.

CAOS NOS CORREIOS 4

“Eu fiquei revoltado, porque eu paguei caro pelo celular e ainda tive que esperar uma eternidade para receber. E quando recebi, veio tudo errado. Parece que os Correios não têm respeito pelo cliente, nem pelo que ele compra. Eles não se importam com a qualidade do serviço que prestam”, desabafou.

CAOS NOS CORREIOS 5

Ainda conforme o cliente, entrou em contato com o vendedor, que se responsabilizou pelo prejuízo e enviou outro celular, mas que teve que arcar com os custos do frete e do seguro. Também registrou uma reclamação contra os Correios, mas não obteve resposta.

CAOS NOS CORREIOS 6

Segundo dados do site Reclame Aqui, os Correios receberam mais de 1,2 milhão de reclamações nos últimos 12 meses, sendo que 83% delas são relacionadas a problemas de entrega, como demora, não recebimento, produto danificado ou roubado. A empresa respondeu apenas 66% das queixas e teve um índice de solução de 48%.


FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL      

Com objetivo de fortalecer as operações de segurança contra o desmatamento ilegal e outras infrações ambientais no estado do Pará, foi assinado um acordo de cooperação. O documento vai permitir que os agentes de todos os órgãos de segurança pública do Estado realizem autos de infração ambiental, ampliando de forma significativa o alcance da fiscalização ambiental em todo o território paraense.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL 2

O acordo possui vigência de 60 meses e institui a lavratura de autos de infração ambiental pelos agentes de segurança pública que fazem parte do Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará, permitindo o compartilhamento de dados e sistemas utilizados entre as instituições.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL 3

Conforme consta no documento, fica determinada a atuação dos órgãos na conjugação de esforços que viabilizam atividades de fiscalização ambiental no estado. As ações especificadas no documento envolvem planejamento operacional, monitoramento ambiental, apoio técnico e logístico entre os órgãos estaduais envolvidos.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL 4

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, destaca que, com o documento, haverá uma ampliação da capacidade de fiscalização ambiental do Pará. De acordo com o secretário, este acordo permite a servidores treinados pela Semas, utilizando os sistemas da Secretaria para fazer autuações como fazem os fiscais do próprio órgão ambiental.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL 5

“Lembrando que o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar, a Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal, o serviço de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros, estes serão os policiais treinados e capacitados para poder fazer esta autuação. Então, o Estado, na verdade, ganha agora 400 novos fiscais ambientais, porque eles terão este condão de já atuarem na área ambiental, mas agora podem também autuar”, destaca o secretário.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL 6

Ualame reforça ainda que “como os agentes ficarão espalhados em todos os cantos do Estado, a fiscalização ganha uma capilaridade muito maior, volume maior e, certamente, poderá combater e prevenir os desmatamentos, as queimadas, os crimes ambientais de toda a ordem com este aumento significativo do efetivo que poderá agora fazer as autuações, ampliando a fiscalização ambiental”.

Por Baía

2 comentários em “Bocão Ed. 1494

  • 20 de janeiro de 2024 em 11:10
    Permalink

    Meu caro, isso de demorar porque veio de fora do país já deveria ter sido resolvido pelo tal “remessa conforme”, que o imposto é pago já na compra do produto. Em teoria era pra ser muito mais rápido o processo de entrada do produto e consequente entrega pelo CUrreios.
    Quanto a parte do produto danificado, como você tem certeza que não foi o manuseio, muitas vezes inadequado e irresponsável dos funcionários do CUrreios que provocou isso? A falta das peças tudo bem, mas acho difícil o vendedor enviar um produto quebrado e o mesmo se responsabilizar e enviar um novo.

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2024 em 10:42
    Permalink

    Referente aos serviços dos Correios.
    Vcs publicam o que ouvem de pessoas que insatisfeitas com a demora para receber sua encomendas, vocês precisam ir atrás da verdade, tem pedidos que demoram pq são comprados fora do pais e quando entra no Brasil tem q ser tributado e muitas vezes tem.que ser pago pelo cliente que compra e se chega avariado o pacote os Correios não manda entregar na residência do cliente, o Memo e chamado para tomar conhecimento da situação. Quanto a objeto quebrado, faltando peças são situações que não dependem da empresa Correios.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *