Vasco é eliminado pelo Nova Iguaçu, que vai à final do Carioca pela primeira vez

O Vasco perdeu para o Nova Iguaçu por 1 a 0, neste domingo (17), em um Maracanã lotado, e está eliminado do Campeonato Carioca de 2024. O Laranjão fará a primeira final de sua história, contra o Flamengo.

É a primeira vez que um time de menor expressão chega à final do Cariocão desde 2006, quando o Madureira esteve na decisão mas perdeu para o Botafogo.

O gol do Nova Iguaçu foi marcado por Bill, em lance de contra-ataque aos 29 minutos do segundo tempo. Como precisava da vitória, o Vasco acabou dando espaço para contragolpe do adversário.

Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, também no Maracanã, o Nova Iguaçu se classifica com o placar agregado de 2 a 1. As finais contra o Flamengo serão em 31 de março e 7 de abril.

História 18 anos depois

Há 18 anos o Campeonato Carioca não tinha dois representantes dos quatro grandes do Estado. A última vez que isso aconteceu foi em 2006, quando o Madureira foi derrotado na decisão pelo Botafogo.

O Nova Iguaçu enfrenta o Flamengo em desvantagem dessa vez. O Rubro-Negro é quem joga por dois resultado iguais, já que teve melhor campanha na primeira fase.

Tensão e equilíbrio

Em desvantagem no confronto, o Vasco entrou em campo precisando vencer. Com o Maracanã abarrotado, a equipe tentou exercer pressão nos primeiros minutos, mas o forte calor impedia o dinamismo da partida.

Aos poucos, o Nova Iguaçu foi entrando no jogo e cadenciando por possuir a vantagem de empatar para avançar. As poucas chances criadas, nos primeiros 30 minutos, mostraram um total equilíbrio no jogo.

Os goleiros pouco trabalharam e o relógio começou a virar inimigo do Vasco, aumentando a tensão que cercava o duelo.

Pouca inspiração inicial

O Vasco buscou a vitória apenas na base do abafa. A equipe foi pouco criativa durante todo o primeiro tempo e a melhor chance foi em jogada individual.

Galdames quase marcou um belo gol para o Vasco, depois de chute de fora da área, defendido por Fabrício. Do outro lado, o Nova Iguaçu apostou nos cruzamentos e levou perigo em uma saída errada de Leo Jardim.

Desespero vascaíno

Com o relógio trabalhando contra, o desespero no Vasco e na torcida foi aumentando a cada minuto. Em determinados momentos, o apoio das arquibancadas se transformou em silêncio.

Ao ser substituído, Praxedes deixou o campo muito vaiado pelas vozes vascaínas. A cada ataque, a tensão aumentava ainda mais no Maracanã.

Tudo piorou quando Yuri Elino marcou pênalti de Lucas Piton. O VAR logo chamou e o árbitro voltou atrás. A bola tocou na costela do camisa 6 e não no braço como o árbitro havia assinalado. Um momento de alívio para a torcida.

Histórico!

O que está ruim, sempre pode piorar. E piorou. Em um saída de bola rápida do goleiro Fabrício, Yago encontrou Carlinhos, que só amorteceu para Bill dominar e bater sem chances para Léo Jardim. O pesadelo parecia não ter fim: 1 a 0 para o Nova Iguaçu, com 29 minutos do segundo tempo.

O Vasco pressionou após o gol, criou chances, mas não foi o suficiente. A promessa de Ramón Díaz foi quebrada. O Cruzmaltino não vai jogar a final do Carioca, como ele prometeu.

Um sol para cada um

A queda da dinâmica no confronto tem um culpado: o calor no Rio de Janeiro. Com o duelo marcado para às 16h (de Brasília), o termômetro chegou a apontar cerca de 60 graus no gramado do Maracanã.

Só na primeira etapa, foram necessárias duas paradas técnicas por parte da arbitragem para os jogadores se hidratarem. No segundo tempo, mais uma parada técnica.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Rede Social/Nova Iguaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *