Fundação Carlos Gomes e Semc reúnem sobre o retorno de ações do estado de interiorização musical em Santarém

Na sexta-feira (22), o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Adson Tertulino e o representante da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS), Marlison Oliveira, receberam o superintendente da Fundação Carlos Gomes  (FCG) do Governo do Estado do Pará, Gabriel Titan, e se reuniram sobre a proposta do retorno de ações de interiorização musical da instituição estadual.

Na rota de visita a Santarém, o prédio da Filarmônica Municipal de Santarém e os departamentos. As autoridades presenciaram a aula de um dos cursos ofertados na instituição musical santarena, o de percussão. No momento, trabalhava-se com os alunos a iniciação da leitura do método e a aplicação de técnicas iniciais da percussão. A finalidade das aulas propõe que ao final de 2024, o aluno esteja apto as execuções de instrumentos como bumbo, caixa, prato e acessórios, tratam-se de instrumentos de efeitos, o caxixi, ganzá e o tambor.

“A recomendação do governador Helder Barbalho é que nós retornássemos o processo de interiorização musical. Este projeto realizado pela Fundação Carlos Gomes, mas que teve interrupção. E para esse retorno  a  Santarém senti a necessidade de vir aqui na Filarmônica Municipal e entender essa estrutura, o quanto está adequada como polo. Para que possamos enquanto estado, definir planos de ação em trabalho, e daqui poder ser levado a capacitação, a qualificação, ou seja ajudar na formação desses processos, estruturas musicais também de outros  municípios”, explicou Gabriel Titan.

Adson Terturlino explica que a primeira etapa para os futuros trabalhos de interiorização é o conhecimento sobre a estrutura predial e a organização/dimensão das salas e da grade curricular de ensino desenvolvida pela Filarmônica.

“Ficamos felizes pela satisfação do superintendente Titan e assim demonstramos que estamos aptos ao retorno da interiorização musical da FCG, por Santarém ser estratégica como polo de extensão deste serviço aos municípios vizinhos”, ressalta o secretário.

Polo estratégico 

Na vinda a Santarém, representações de municípios vizinhos dialogaram com Titan. Ele esteve nos municípios de Belterra e Mojui dos Campos. Ele recebeu do município de Monte Alegre representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcet), nas dependências da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS).

“É de grande importância o nosso município estar alinhado quanto essa informação, devido termos grande movimento do segmento da música, e principalmente o nosso alunado. A exemplo do Projeto Banda de Música na Escola e no retorno a nossa cidade,  vamos verificar como podemos abraçar esse apoio do estado junto aos municípios”,  destacou Carla Mesquita da Semed.

Para Macélia Cardoso da Semcet, “vemos como positivo esse chamado, e tentamos fortalecer e desenvolver a linguagem musical, rompendo os muros entre os municípios e o estado, a partir dessa parceria com Fundação Carlos Gomes”, disse.

O Impacto com informações da SEMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *