PENINHA: “FECHAMENTO DO GARIMPO DO ÁGUA BRANCA CAUSA CAOS NA REGIÃO”
O vereador Peninha usou a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba na manhã desta terça-feira (26), para manifestar sua preocupação com o fechamento do garimpo Água Branca, no município de Itaituba. Segundo o edil, o fechamento do garimpo está causando um caos na comunidade.
Segundo ele, são mais de 800 famílias que vivem nesta comunidade e que dependem do garimpo.
O parlamentar recebeu em seu gabinete uma comitiva de moradores, formada por Francisco Dias Silva, conhecido por França, Presidente da Associação de Moradores de Água Branca; Agnaldo Inácio da Silva e Carlos Alberto da Silva Oliveira Junior, garimpeiros, que entregaram um documento reivindicando apoio do poder legislativo para a atividade garimpeira no Água Branca.
O fechamento ocorreu no dia 15 último, quando uma operação dos órgãos federais ICMBIO, IBAMA E FORÇA NACIONAL estiveram na região do Água Branca. A área que estava sendo trabalhada pelos garimpeiros está situada em cima de uma PLG da empresa M.M.GOLD MINERAÇÃO LTDA, detentora da PLG Nº 850.397/2016.
A empresa teve a área embargada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em 19 de fevereiro de 2024, por uma série de irregularidades constatadas pelos órgãos federais.
O parlamentar criticou a forma como a agência expede as PLGs, pois não respeita quem há anos está trabalhando na área. Reconhece o vereador que esta atividade tem que estar legalizada, porém, o grande problema para o pequeno legalizar é que todo o subsolo da região já está requerido, na sua maioria, por empresas, o que impede que o pequeno garimpeiro possa legalizar, já que quando protocola o requerimento em cima da área que trabalha, acusa sobreposição de área já titulada.
A proposta do parlamentar é que a empresa que possui a titularidade da área possa fazer um acordo cedendo, dando anuência de uma área para que quem esteja trabalhando seja legalizado, como ocorreu no garimpo do Cuiú-Cuiú, com a empresa MAGELAN, que cedeu uma parte de sua área titulada para que os garimpeiros cooperados pudesse trabalhar. Peninha propôs que seja realizada uma audiência pública para discutir o assunto e seja encontrada uma solução.
A área requerida pela empresa M.M.GOLD MINERAÇÃO LTDA abrange toda a comunidade, ou seja, todo o subsolo onde está a comunidade (vilarejo) pertencem à empresa, afirmou Peninha.
“A situação está se agravando, pois a comunidade vive deste garimpo e se não tomarmos providencia urgente, o problema pode se agravar mais, com violência e caos social”, concluiu o vereador.
O Impacto
Garimpeiro não é bandido e sim trabalhador as pessoas que falam que garimpo tem que fecha não tem noção e também e um pobre coitado sem amor ao próximo se realmente você ama seu irmão deseje o bem para Eli você tem família Elis também tem isso é muito triste a pessoa desejar que feche o garimpo Deus dê a você tudo o que deseja para esses trabalhadores honesto
Sou morador da comunidade água branca queremos ajudar temos família
Tem que legalizar mesmo, várias famílias vivem de la. Garimpeiro não e bandido é trabalhador, so fala em fechar garimpo quem não vive de la é nao tem familia la. Enquanto bandido soltos roubando, matando estão se preocupando com garimpeiro que está trabalhando.
Garimpeiro gasta dinheiro com puta dentro de garimpo e as mulheres deles com filhos que se lasquem pra se manter.
Até parece que prostituição só ocorre em garimpo né sem noção.
Já passou da hora de fechar esses garimpos, só trazem poluição e prostituição. Meus parabéns ao IBAMA e FORÇA NACIONAL, continuem firmes e acabem com esses garimpos!
Não era nem pra ter aberto. Parabéns ao IBAMA e força nacional de segurança.