PENINHA: “FECHAMENTO DO GARIMPO DO ÁGUA BRANCA CAUSA CAOS NA REGIÃO”

O vereador Peninha usou a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba na manhã desta terça-feira (26), para manifestar sua preocupação com o fechamento do garimpo Água Branca, no município de Itaituba. Segundo o edil, o fechamento do garimpo está causando um caos na comunidade.

Segundo ele, são mais de 800 famílias que vivem nesta comunidade e que dependem do garimpo.

O parlamentar recebeu em seu gabinete uma comitiva de moradores, formada por Francisco Dias Silva, conhecido por França, Presidente da Associação de Moradores de Água Branca; Agnaldo Inácio da Silva e Carlos Alberto da Silva Oliveira Junior, garimpeiros, que entregaram um documento reivindicando apoio do poder legislativo para a atividade garimpeira no Água Branca.

O fechamento ocorreu no dia 15 último, quando uma operação dos órgãos federais ICMBIO, IBAMA E FORÇA NACIONAL estiveram na região do Água Branca. A área que estava sendo trabalhada pelos garimpeiros está situada em cima de uma PLG da empresa M.M.GOLD MINERAÇÃO LTDA, detentora da PLG Nº 850.397/2016.

A empresa teve a área embargada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em 19 de fevereiro de 2024, por uma série de irregularidades constatadas pelos órgãos federais.

O parlamentar criticou a forma como a agência expede as PLGs, pois não respeita quem há anos está trabalhando na área. Reconhece o vereador que esta atividade tem que estar legalizada, porém, o grande problema para o pequeno legalizar é que todo o subsolo da região já está requerido, na sua maioria, por empresas, o que impede que o pequeno garimpeiro possa legalizar, já que quando protocola o requerimento em cima da área que trabalha, acusa sobreposição de área já titulada.

A proposta do parlamentar é que a empresa que possui a titularidade da área possa fazer um acordo cedendo, dando anuência de uma área para que quem esteja trabalhando seja legalizado, como ocorreu no garimpo do Cuiú-Cuiú, com a empresa MAGELAN, que cedeu uma parte de sua área titulada para que os garimpeiros cooperados pudesse trabalhar. Peninha propôs que seja realizada uma audiência pública para discutir o assunto e seja encontrada uma solução.

A área requerida pela empresa M.M.GOLD MINERAÇÃO LTDA abrange toda a comunidade, ou seja, todo o subsolo onde está a comunidade (vilarejo) pertencem à empresa, afirmou Peninha.

“A situação está se agravando, pois a comunidade vive deste garimpo e se não tomarmos providencia urgente, o problema pode se agravar mais, com violência e caos social”, concluiu o vereador.

O Impacto

 

7 comentários em “PENINHA: “FECHAMENTO DO GARIMPO DO ÁGUA BRANCA CAUSA CAOS NA REGIÃO”

  • 28 de março de 2024 em 18:22
    Permalink

    Garimpeiro não é bandido e sim trabalhador as pessoas que falam que garimpo tem que fecha não tem noção e também e um pobre coitado sem amor ao próximo se realmente você ama seu irmão deseje o bem para Eli você tem família Elis também tem isso é muito triste a pessoa desejar que feche o garimpo Deus dê a você tudo o que deseja para esses trabalhadores honesto

    Resposta
    • 1 de abril de 2024 em 01:15
      Permalink

      Sou morador da comunidade água branca queremos ajudar temos família

      Resposta
  • 27 de março de 2024 em 09:30
    Permalink

    Tem que legalizar mesmo, várias famílias vivem de la. Garimpeiro não e bandido é trabalhador, so fala em fechar garimpo quem não vive de la é nao tem familia la. Enquanto bandido soltos roubando, matando estão se preocupando com garimpeiro que está trabalhando.

    Resposta
    • 27 de março de 2024 em 14:21
      Permalink

      Garimpeiro gasta dinheiro com puta dentro de garimpo e as mulheres deles com filhos que se lasquem pra se manter.

      Resposta
    • 28 de março de 2024 em 14:18
      Permalink

      Até parece que prostituição só ocorre em garimpo né sem noção.

      Resposta
  • 26 de março de 2024 em 17:37
    Permalink

    Já passou da hora de fechar esses garimpos, só trazem poluição e prostituição. Meus parabéns ao IBAMA e FORÇA NACIONAL, continuem firmes e acabem com esses garimpos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *