Imprensa Oficial do Pará completa 134 anos e é referência em preservação e produção de conhecimento

Há exatos 134 anos, nascia no Pará uma instituição que se tornaria fundamental para a disseminação de informações e documentos: a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa). Desde então, a instituição desempenha um papel crucial na democratização do acesso à informação e na preservação da memória. A importância histórica da Ioepa para a sociedade paraense, bem como os novos serviços criados na atual gestão, reforçam seu compromisso com a inovação e a modernização.

Fundada em 14 de abril de 1890, com base no Decreto n° 137, assinado pelo governador Justo Leite Chermont, a Imprensa Oficial surgiu para dar suporte à impressão do Diário Oficial do Estado, cuja primeira edição circulou somente em 11 de junho de 1891.

Ao longo de mais de um século de existência, a autarquia consolidou-se como referência na produção e publicação de documentos oficiais, como leis, decretos, editais e diários oficiais. Todo esse arquivo está cuidadosamente salvaguardado, reforçando o papel de guardiã da história e da cultura paraense, preservando registros valiosos que contam a trajetória do Estado em mais de um século.

 Com o objetivo de se adaptar aos desafios e às demandas da era digital, a Ioepa investe em novos serviços e tecnologias. Nesta gestão, a primeira medida implementada foi a substituição das edições impressas do Diário Oficial para o formato 100% digital. “Foi uma medida que atendeu a um pedido do governador Helder Barbalho de modernizar ainda mais o Diário Oficial, atendendo às mudanças tecnológicas no mundo”, reforçou o presidente da Ioepa, Jorge Panzera.

Outro passo importante logo no início da gestão, em 2019, foi a criação da Editora Pública Dalcídio Jurandir, que segundo o titular da Imprensa Oficial “consolidou um trabalho que já era executado na autarquia, a impressão de livros, porém não era legalizado”.

Atualmente, são mais de 130 obras publicadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, com destaque para o grande número de lançamentos e o sucesso de público e vendas destas obras na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

A Editora Pública Dalcídio Jurandir foi criada em 24 de agosto de 2019, em meio aos lançamentos editoriais e à assinatura do decreto que a legalizaria, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. “Em cinco anos de existência, a Editora da Ioepa se tornou uma referência em publicação e circulação de livros de autores paraenses, pois garantimos o compromisso de participação em todas as feiras literárias do Estado, levando as obras desses autores para o conhecimento do público que circula nestes eventos”, complementou.

A Ioepa mantém ainda uma clientela cativa, que procura pelos serviços que a autarquia oferece, entre os quais publicações e pesquisas no Diário Oficial, impressão gráfica e certificação digital, que já atende por meio de videoconferência. A novidade vem atraindo muitos clientes que procuram renovar certificados digitais, realizando o agendamento on-line, sem precisar se deslocar até a sede da Ioepa.

Doação de livros – O Portal do Conhecimento é outro projeto que se destaca nesta gestão por envolver a sociedade em uma campanha voltada para arrecadação e doação de livros usados, em bom estado de conservação. Um trabalho que, segundo Jorge Panzera, reforça o compromisso com o incentivo à leitura entre crianças e jovens em todo o Estado, por meio da doação destas obras a bibliotecas públicas e comunitárias.

 

Fonte: Agência Pará
Imagem: Reprodução/Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *