Com cinco experiências de sucesso, Santarém é destaque na IV edição da “Mostra Pará aqui tem SUS”

A IV edição da Mostra Pará: aqui tem SUS, teve como destaque na primeira etapa de apresentações a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com cinco projetos aprovados. Realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no último dia 26 de abril e organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), a etapa Santarém reuniu 15 experiências bem-sucedidas das regiões do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. Delas, duas serão selecionadas para a 19ª Mostra Nacional, que ocorrerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em data a ser confirmada.

Os projetos foram apresentados ao painel avaliador composto pelos representantes do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, Rui Harayama e Juliana Gagno e à docente e representante da Uepa, Veridiana Nascimento.

A iniciativa, considerada um evento vital de aprendizagem e colaboração na gestão e resolutividade da atenção básica em saúde pública, tem como objetivo a fomentação e troca de ideias entre os municípios, onde as iniciativas bem sucedidas de cada um no que diz respeito ao SUS são destacadas e divulgadas como possíveis soluções que inovem o direito à saúde.

“Como secretário de saúde e pesquisador, reconheço a importância vital dessa troca de aprendizado que o evento proporciona, permitindo que cada município aprenda com as experiências do outro. Então, este evento é essencial, pois estimula a criação de soluções inovadoras e aumenta a eficácia das ações em saúde. Estou particularmente feliz com as cinco aprovações de Santarém, o que evidencia ainda mais o compromisso da Semsa com a saúde pública através de experiências exitosas no SUS”, disse Albino Luciano, titular da Semsa, sobre a importância do evento.

Os resultados da etapa Santarém serão anunciados no dia 9 de maio.

As experiências em destaque foram:

 – O profissional de educação física como protagonista de terapias relaxantes e seus benefícios – Apresentação: Enfermeira Fabíola Aguiar.

 – CISTT: o controle social atuando na saúde do trabalhador e da trabalhadora – Apresentação: Agente Comunitário de Saúde Adailton Costa.

 – O fortalecimento do papel do preceptor na residência multiprofissional da atenção primária à saúde – Apresentação: enfermeira Oldaisa Alves.

 – Unidade básica de saúde fluvial: modelo de atenção em saúde em um município da Amazônia, Brasil – Apresentação: enfermeira Irlaine Figueira.

 – Experiência do serviço de reabilitação do Programa Melhor em Casa como espaço de Ensino em Serviço – Apresentação: fisioterapeuta Gabriela Amorim

 

Por Rodrigo Neves
Imagem: Reprodução/PMS
O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *