Joelma e Fafá de Belém criticam ausência de artistas do Norte no Rock in Rio 2024

As cantoras Fafá de Belém e Joelma criticaram a programação do próximo Rock in Rio. As reclamações foram publicadas em seus perfis nas redes sociais, nesta terça-feira (29).

“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla? Onde estou eu?”, questionou, Fafá de Belém, na legenda de uma foto que mostra vários músicos brasileiros reunidos, num vídeo promocional do evento.

No dia anterior, o Rock in Rio anunciou que neste ano terá uma data dedicada à música brasileira, sem artistas internacionais. Será o dia 21 de setembro. O festival também acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Entre as atrações do Dia Brasil, foram anunciados nomes como Simone Mendes, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Capital Inicial, Duda Beat, Criolo, Bossacucanova e Nathan Amaral.

“Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um Dia Brasil e nos coloca da porta pra fora”, criticou Fafá de Belém.

Joelma comentou na publicação do Instagram, concordando com a cantora. No Twitter, também fez posts comentando o assunto. No Twitter, Joelma também mencionou o assunto: “Os sons do Pará, os sons do Norte, a minha música também são música brasileira”.

Em nota, a organização do Rock in Rio afirmou que não finalizou suas negociações do Dia D. Leia o texto na íntegra abaixo.

O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado, ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação.

O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões.

O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no lineup de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Susnet, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco.

 

Fonte: G1

Imagem: reprodução

Um comentário em “Joelma e Fafá de Belém criticam ausência de artistas do Norte no Rock in Rio 2024

  • 2 de maio de 2024 em 07:44
    Permalink

    Hum …..agora que elas descobriram que o
    Norte e Nordeste sempre são discriminados?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *