Festival Backphonia acontece neste sábado (18) na Praça de Eventos em Santarém
O Festival Backphonia fomenta a música autoral do rock, pop, instrumental, reggae e regional e abre espaço para artistas iniciantes. O evento será realizado na Praça de Eventos, neste sábado (18), a partir das 17 horas.
A ação recebe o incentivo à cultura pela Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura (Minc) pela esfera estadual. Idealizada pela produtora Backphonia Musical Evento, que tem à frente o produtor e professor Marlon Lopes. Conta com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
“O festival contempla na programação shows de artistas locais e de outros estados, feira de discos de vinil, artesanato e estande de vendas com produtos de rock e cultura geek”, informou Marlon.
O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, diz que é importante a cultura estar em todo o lugar, permitindo, por meio da democratização, que a população possa participar.
Histórico
O festival iniciou suas atividades de forma independente em junho de 2022 com o primeiro Encontro Backphonia, ocasião onde foi realizada a primeira feira de discos de Santarém, com apresentações de DJ’s e artistas locais.
Deste então, o Backphonia já realizou duas edições e uma feira de discos como parte da programação da nona edição do Festival Tapajazz em Alter do Chão. Em 2024, o evento foi contemplado pelo edital estadual de fomento à cultura da Lei Paulo Gustavo e terá o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Programação
- Bandas: Aroma Verde, Cout, Chorando Relâmpagos, Diskartch, Cosmonautas e Ian Rostand;
- Hugo Almeida convida Andreson Dourado, Djalma e Moacir;
- Feira de discos;
- Exposição de carros antigos;
- Estande de rock;
- Exposição de artesanato.
O Impacto com informações da SEMC