“Operação de retirada de gado ilegal da Flona Jamanxim gera apreensão e incertezas”, diz vereador

A movimentação de órgãos federais e estaduais no município de Novo Progresso, no Pará, tem gerado inquietação entre os moradores da região. Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp mostram uma intensificação no movimento de veículos e aeronaves, o que pode indicar o início de uma operação prevista para a retirada de milhares de cabeças de gado ilegais da Floresta Nacional (Flona) Jamanxim.

De acordo com o vereador Chico Sousa, o clima na região é de incerteza. “Até agora a gente não tem, assim, um local preciso onde é que vai ser essa operação. Os aviões e helicópteros estão voando daqui de Novo Progresso. Há informações que pode ser uma ação em algumas fazendas. Também que pode ser na Cachoeira da Serra. Mas aqui tá todo mundo apreensivo”, afirmou.

Vídeo mostra movimento das forças de segurança:


O vereador ainda informou que está marcada para o dia 23 de maio uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na qual as lideranças da região, incluindo prefeito, deputados estaduais e federais, bem como senadores, buscarão mais esclarecimentos sobre a situação.

“Dá uma insegurança muito grande, porque existe uma conversa aqui, que é para tirar 6 mil bois para doar para o Rio Grande do Sul. Outros falam que vão tirar muito mais. Uns dizem que vai ser das áreas embargadas, outros, dizem que são somente de três fazendas embargadas”, explicou Chico Sousa.

“Eles vão fazer uma pirotecnia, para demonstrar para o mundo, para algumas pessoas, para tentar afugentar alguns, tentar meter medo em alguns”, acrescentou.

A reportagem de O Impacto entrou em contato com órgãos federais para saber se a movimentação demonstrada no vídeo, trata-se da operação para retirada de gado da Flona Jamanxim. Assim que obtivermos retorno, atualizaremos este texto.

Por Baía

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *