Eleição movimenta campus da Ufopa em Santarém e região Oeste

Votação no Campus da Ufopa
Votação no Campus da Ufopa

Iniciou por volta de 08h, desta segunda-feira, 18, a votação para a escolha do Reitor e vice-Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A eleição acontece em sete municípios da região Oeste do Pará, onde segundo a coordenação, 08 mil estudantes participam da consulta universitária.

Além de Santarém, estudantes das cidades de Almeirim, Monte Alegre, Alenquer, Juruti, Oriximiná, Óbidos e Itaituba também participam da consulta. Em Santarém, centenas de acadêmicos formam filas nos campus Tapajós, Rondon e Amazônia Boulevard, para a escolha do reitor e vice da UFOPA.

Duas chapas concorrem à eleição, entre elas, uma formada pelo professor Aldo Queiros tendo como vice a também professora Kátia Corrêa, denominada “Orgulho de Ser Ufopa”. A outra formada pela professora Raimunda Monteiro tendo como vice o professor Anselmo Colares, os quais encabeçam a chapa intitulada “Gestão Participativa com Excelência”.

A consulta universitária iniciou às 08h, com encerramento programado para às 20h, em todas as 13 sessões eleitorais, que funcionam na região Oeste do Pará.

Em Juruti, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha as eleições da UFOPA. A advogada Alexia Vivian Rodrigues de Souza foi designada pelo presidente da OAB/Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, para acompanhar o processo. A orientação é coibir práticas ilegais, como a compra de votos e outras. A Polícia Militar e o Ministério Público Federal (MPF) também acompanham a eleição.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), professora Tânia Brasileiro, a consulta à comunidade universitária teve início com a instalação da Comissão, no dia 07 de outubro, porém, nesta segunda-feira está acontecendo a eleição, onde concorrem as duas chapas homologadas.

A Comissão, segundo ela, procurou viabilizar todos os procedimentos necessários para que as sessões pudessem receber o material e que as mesas apuradoras e receptoras tenham todas as condições, para que a consulta ocorra dentro das normas que são previstas no regimento da Ufopa e na legislação federal.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *