Jovem é preso após roubar três livros para estudo e vai parar no presídio da Mata Escura
Um caso está repercutindo bastante nas redes sociais na manhã desta sexta (07) e tem comovido toda Salvador. Para muitos, este é o caso que prova que, enquanto deputados e senadores corruptos estão presos, gente desesperada, mesmo que errado, acaba fazendo o que não deve e é preso.
Um jovem de apenas 19 anos, identificado como Alex Santana dos Santos, foi pego ao roubar apenas três livros na Livraria Cultura, localizada no Salvador Shopping, no Caminho das Árvores. Segundo informações apuradas pela reportagem do Varela Notícias, que estava no local, ele tentou o furto, pois queria os livros e a sua mãe não tinha dinheiro para comprar tais livros, que eram de ficção.
Ele informou para a Polícia que já roubou cerca de dez livros, mas que todos eram para estudar. Como até agora, ninguém apareceu para pagar a fiança, o menino deve ir para a Penitenciária a qualquer momento. Pessoas estão tentando fazer uma mobilização para pagar o preço da sua liberação, que é de dois salários mínimos.
O VN esteve na 1º Delegacia Territorial, em Barris, e o coordenador da unidade informou que a família do menino, representada pelo tio do rapaz, já esteve no local e está em busca de recursos para pagar a fiança de Alex. O coordenador confirma que a família é humilde e que não tem condições, e por isso, busca ajuda de amigos e de pessoas que queiram doar. A fiança é de dois salários.
A reportagem do Varela Notícias também esteve no presídio da Mata Escura. Lá, o coordenador de visitas nos recebeu na porta e confirmou que Alex Santana já está no presídio, já que ninguém pagou sua fiança.
Ele está disponível para o Ministério Público da Bahia e, caso pague a fiança, sairá, mas enquanto isso, fica no Complexo Penitenciário da Mata Escura junto a outros presos, alguns de alta periculosidade.
Fonte: valenotícias.com.br
Cada caso é um caso. O juiz deveria usar de bom senso. Primeiro a fiança deveria se estipulada levando em consideração os recursos do infrator. Segundo, o ato cometido pelo rapaz é considerado de menor potencial ofensivo ou de bagatela. Outras penalidades seriam cabíveis neste caso e não presídio.
Ele fez errado, não é assim, ma, pelo sistema publico JUSTÍSSIMO que temos no país, é muito provavel uma prisão de 10 anos, assim, seria interessante arranjar um emprego de R$ 20.000,00 em um hotel, para redução de pena e, ainda, contar com todas as benesses da vida dentro da cadeia.Ah, não se esqueça de se filiar no PT.
Crime é crime, não importa o tamanho, começa com simples furtos e acaba chefe de quadrilha. A impunidade impera neste pais. Por isso as coisas estão do jeito que estão.
Se fôsse um mensaleiro do PT, não seria preso e o mesmo iria usufruir das benesses das brechas da justiça do Brasil. A justiça do Brasil só penaliza ladrão de galinha,puta e pobre.