Prefeitura implanta Ensino Médio Regular no Paraná de Dona Rosa
Um sonho antigo da população daquela região se torna realidade agora no governo do prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, um forte defensor da educação de qualidade como fator de desenvolvimento pessoal e social.
“É um momento de muita alegria. Há muito tempo a gente vinha esperando esse ensino médio. É um sonho que está se realizando. Eu peço a Deus que possa me iluminar e que me dê muita energia para que eu possa iniciar essa jornada e chegar ao final. Eu sei que vou encontrar um pouco de dificuldades, mas creio que ainda tenho muito neurônio pra queimar com alguma coisa”, disse a dona de casa Rita Santos Feitosa, que está afastada das salas de aula há 08 anos e que agora terá a oportunidade de prosseguir o estudo.
O depoimento emocionado da dona de casa foi dado na última sexta-feira, 07, por ocasião da aula inaugural do ensino médio regular na comunidade Paraná de Dona Rosa, em Juruti. Dona Rita faz parte da turma composta por 22 alunos que terão a partir de hoje a possibilidade de cursar o ensino médio regular na própria comunidade. Será através da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, com duração de 02 anos por meio de uma parceria com o Governo do Pará.
A turma vai funcionar no horário noturno em uma das salas da escola municipal José Tancredi Júnior, e será um anexo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Américo Pereira Lima, a única do município de Juruti que oferece o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
A implantação do ensino médio regular no Paraná de Dona Rosa é uma luta de mais de 12 anos, quando o atual prefeito, Marco Aurélio Dolzane do Couto ainda era vice-prefeito da cidade. Luta, também, acompanhada pela atual secretária municipal de educação, professora Régia Pinheiro, que na época era diretora da escola-sede.
A aula inaugural do ensino médio na comunidade Paraná de Dona Rosa foi durante uma solenidade especial, que teve a presença do prefeito em exercício, Jonas Morais; da secretária de Educação, Régia Pinheiro; do diretor da escola-sede, Audrin Marturano; dos vereadores Carlos Alberto e Fladimir Andrade; da diretora da escola José Tancredi Júnior, Idanita Albuquerque; e das comunitárias Lucenilda Gonçalves e Idenita Albuquerque, representando, respectivamente, os pais e os alunos da região do Paraná de Dona Rosa.
Na solenidade, Jonas Morais ressaltou que o compromisso do gestor público é levar às comunidades aquilo que elas mais precisam a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos fazendo política pública para atender às necessidades da maioria da população. Temos que dar condições e capacidade aos nossos alunos para que eles possam concorrer de igual para igual com qualquer outro aluno de qualquer parte do Brasil.
A mesma formação que o aluno da Tabatinga, do Juruti Velho, da escola Américo Pereira Lima recebe, nós queremos que vocês também recebam. Pois não somos melhores do que ninguém. Obrigado pela oportunidade que vocês nos deram e que agora estamos devolvendo com qualidade de vida, com educação. Eu quero ter a oportunidade de entregar o certificado de conclusão do ensino médio a cada um de vocês. E eu tenho certeza que nesse dia serão derramadas lágrimas de felicidade”, disse o prefeito em exercício em seu pronunciamento.
A secretária Régia Pinheiro entregou a cada um dos alunos do ensino médio regular do Pará de Dona Rosa um kit com material escolar. Ela também destacou a importância desse momento pra educação de Juruti. “Isso foi a realização de um projeto traçado pelo prefeito Marquinho, uma luta de muitos anos. Temos certeza que esse dia vai entrar pra história da comunidade. Uma coisa que eu admiro no prefeito é o compromisso que ele tem com a educação. O mesmo aconteceu em Juruti Velho, que também era uma anseio da comunidade, um compromisso do governo. Dessa mesmo forma vamos colocar em prática o ensino médio nas cinco comunidades contempladas com a Resolução Número 48 (Maravilha, Uxituba, Igarapé Açu, Ilha do Valha-me Deus e Miri)”, ressaltou Régia Pinheiro, que também garantiu o funcionamento da Casa Familiar Rural do Ensino Médio na região do Mamuru Rio.
Empossadas novas componentes do Conselho Municipal da Mulher
Aconteceu no último sábado, por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a posse das novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão criado em 2005, mas que somente agora foi implantado em Juruti. A solenidade aconteceu no salão paroquial da comunidade de Bom Pastor com a presença de membros da várias entidades e da Prefeitura Municipal.
O prefeito em exercício, Jonas Morais, nomeou a comissão executiva do novo conselho bem como deu posse aos novos membros do órgão. Durante a solenidade, o prefeito disse que a ação é uma demonstração do respeito e consideração que a atual administração tem para com a mulher jurutiense e desejou que seja mais um órgão parceiro que busque melhores dias para toda a população, mas principalmente para a classe feminina.
A comissão executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é formada pelas senhoras Francisca Bentes e Edilene da Mota Coimbra, enquanto que os demais membros representam tanto a sociedade civil quanto a administração municipal e são os seguintes:
Secretaria Municipal de Assistência e Previdência Social: Maria de Fátima Pinheiro Lima e Patrícia do Socorro Marturano Mota;
Secretaria Municipal de Administração: Sebastiana Evangelice de Miranda Fonseca e Jocimar Toscano de Albuquerque;
Secretaria Municipal de Produção: Josiane Pereira da Silva e Valdeci Guimarães;
Secretaria Municipal de Saúde: Rosane Siqueira dos Santos e Caroline Amazonas;
Secretaria Municipal de Educação: Girlane Mariana Canto Salgado e Maria Luzia Avinte da Silva;
Associação das Mulheres Trabalhadoras de Juruti: Idaliana de Melo Albuquerque e Ana Tereza de Sousa Guerreiro;
Associação Bom Samaritano: Ivanete Bezerra Castro e Maria Santana Gonçalves Ferreira;
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais: Rosa Maria Nunes Pereira e Valmira Xavier;
Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-42: Benedita Teixeira Veiga e Keliane da Silva Sousa;
Associação Comercial e Empresarial de Juruti: Maria Aparecida Colares Mota e Rafaela Costa Martins.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado, de caráter permanente, consultivo e deliberativo, constituído por representantes femininos da administração direta do município e representantes dos setores femininos da sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura Municipal, com a finalidade de: promover, em âmbito municipal, políticas que visem a eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas, culturais e sociais.
Alunos recebem livros e sapatos através de projeto de parceria
A Prefeitura Municipal de Juruti, em parceria com a SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, fará a doação, através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, de aproximadamente 9 mil pares de sapatos escolares e 4.500 livros com títulos bíblicos a alunos de 10 escolas municipais.
“Com certeza a parceria entre Prefeitura Municipal de Juruti e Sociedade Bíblica do Brasil só vem somar. Os livros bíblicos são doados para as crianças e os adolescentes das escolas, servindo como apoio para pesquisa, para as aulas do ensino religioso, pra que as crianças tenham os ensinamentos da bíblia em suas escolas. Também faremos a doação de sapatos escolares com a numeração atual do aluno e com a numeração que ele pode vir a calçar”, disse Josélia Neves, coordenadora da SBB.
A entrega começou na tarde desta 2ª feira, 10, de acordo com o seguinte cronograma:
10/03 – Escola Municipal Maria Lúcia
11/03 – Escola Municipal Maria da Saúde e Escola Municipal Maria Pereira
12/03 – Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães e Escola Raimundo de Souza Coelho
13/03 – Escola Mário Pereira Filho (Tabatinga), Nossa Senhora do Carmo (Igarapé das Fazendas) e Getúlio Vargas (Castanhal)
14/03 – Escola Municipal Lígia Meireles e Escola Municipal Mirian Benitah (Juruti Velho)
Cada aluno das escolas cadastradas receberá sapatos e livros. A parceria entre a Prefeitura Municipal de Juruti (Secretaria Municipal de Educação) e Sociedade Bíblica do Brasil existe desde o ano de 2013.
Começa II Copa de Futebol de Bairros de Juruti
Começou no último sábado, 08 de março, a II Copa de Bairros de Futebol de Juruti, com torneio de abertura no campo do Santa Cruz, reunindo vinte equipes. A Copa tem como idealizador o vereador Rogério Soares, e conta com o apoio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação e de outras secretarias da Prefeitura de Juruti.
Para a SEMED, incentivar eventos dessa natureza tem proporcionado melhoria na qualidade de vida da população, pois a prática esportiva faz bem à saúde, e ainda ajuda a revelar novos talentos.
“Nós pretendemos com esse evento ocupar a mente do adolescente, do jovem com uma atividade útil. Acreditamos que o esporte é uma das formas para preenchermos esse vazio, oferecendo uma opção para o povo de Juruti”, ressaltou o vereador.
Rogério Soares destacou a parceria da prefeitura, através da SEMED e de outras secretarias de governo, na realização da copa. “São parceiros que direta ou indiretamente estão contribuindo com essa prática na cidade”, destacou.
Adnelson Pimentel Pereira, diretor da Associação Santa Cruz, elogiou a iniciativa e destacou que essa é uma grande oportunidade para a juventude do município. “É uma boa ocasião para que nossos jogadores possam mostrar o seu desempenho. Está chegando o Campeonato Jurutiense e essa é uma oportunidade para que nossos jogadores possam mostrar o seu futebol, e quem sabe até ser contratados por uma das equipes”, disse o diretor da ASC. Adnelson Pimentel ressaltou que a II Copa de Bairros de Futebol vai proporcionar lazer e entretenimento aos moradores do município.
Os jogos iniciam no próximo sábado, 15, com duas partidas, às 14h e às 17h. No domingo, 16, mais três jogos, às 07h30, às 14h e às 17h. Até o dia 20 de agosto, todos os fins de semana haverá partidas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri