Defesa Civil monitora áreas de risco na área urbana de Santarém

Bombas de sucção foram instaladas em frente ao Mercado Modelo
Bombas de sucção foram instaladas em frente ao Mercado Modelo

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) vem realizando periodicamente o monitoramento das áreas de risco mapeadas na zona urbana da cidade. O trabalho tem se intensificado por conta do período chuvoso.

Embora ainda não tenha recebido nenhum chamado de emergência dos bairros Uruará, Área Verde e Mapiri, que todos os anos enfrentam problemas com o alagamento de terrenos e casas quando a enchente avança, agentes da Defesa Civil já foram designados para fazer visitas a esses três bairros nos próximos dias para realizar o diagnóstico da situação em que encontram e dar encaminhamento das demandas aos órgãos competentes.

“Em geral, as ações que essas áreas mais necessitam são de infraestrutura de ruas. Nesses casos, nós fazemos o levantamento e encaminhamos à SEMINFRA, para que, na medida do possível, os problemas sejam resolvidos”, informou o titular da COMDEC, Darlison Maia.

A Defesa Civil também está atenta a subida do nível do rio Tapajós. Há cinco dias o nível do rio está marcando 7,64 m, cerca de 10 cm acima da marca de 2009, quando o Município registrou a maior enchente dos últimos 50 anos. E para minimizar os transtornos para comerciantes e populares na orla em frente à cidade, hoje pela manhã, foram instaladas bombas de sucção de água em frente ao Mercado Modelo.

INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA APOIAM AÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA

A rotina do bairro Jaderlândia foi quebrada no final da manhã desta quarta-feira (09), com a realização de uma blitz, que teve a iniciativa do Conselho de Segurança Pública da Grande Área do Maicá (CONSEG). O Conselho focou em ações que visam diminuir os índices de acidentes de trânsito na Rodovia Estadual Santarém/Curuá-Una, no perímetro da Ponte do Urumari, até o bairro do Mararu, que compreende os bairros desta grande área.

As ações incluíram a instalação de duas lombadas em frente ao bairro Jaberlândia, com o apoio do Núcleo Regional da SETRANS/PA, bliz com distribuição de panfletos e palestras a cargo da Divisão de Educação da SMT, além melhorias nas laterais da rodovia, sob a responsabilidade da SEMINFRA.

O presidente do CONSEG, Adilson Matos, avaliou como positiva a ação, e lembrou que há 15 dias morreu por atropelamento o morador da área Benedito Moreira. Ele entende que com essas medidas, possam ser colhidos resultados positivos.

A secretária de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida, informou que está disposta a fazer parcerias como essa, sabendo que a responsabilidade solidária, resulta em ações exitosas.

FAMÍLIAS DO BAIRRO ESPERANÇA SÃO BENEFICIADAS COM ALIMENTOS DO PAA

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), distribuiu, nesta quarta-feira (09/04), 11 toneladas de alimentos, beneficiando 550 famílias, em vulnerabilidade social, do bairro da Esperança. Além das famílias do bairro, foi beneficiada, também, a entidade social Cristo Rei.

As famílias receberam mais de 30 itens que compõem a produção, como: jerimum, farinha, macaxeira, limão, banana, entre outros.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *