Colégio Álvaro Adolfo comemora 52 anos de fundação
Um dos colégios mais tradicionais de Santarém, o Álvaro Adolfo da Silveira comemora 52 anos de fundação. Desde o último sábado, 26, os estudantes do Álvaro Adolfo da Silveira iniciaram a programação para comemorar os 52 anos de fundação do Colégio. Diversas personalidades que fazem parte do cenário político e cultural de Santarém e do Pará estudaram no Colégio Álvaro Adolfo.
De acordo com o vice-diretor do Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, Gleidson Pereira, o aniversário será na próxima quinta-feira, 1, mas a programação iniciou no sábado de manhã com uma caminhada até o Parque da Cidade, onde ocorreu uma programação esportiva entre os estudantes.
Além da presença dos estudantes a programação de aniversário contou com a participação de diretores, professores e deve ter o encerramento na próxima quinta-feira. Ex alunos do “Estadual” como carinhosamente é conhecido pela população santarena, também participaram da caminhada. O Colégio Álvaro Adolfo, ao longo dos seus 52 anos, se destaca no cenário educacional de Santarém e do Pará.
O colégio foi erguido, por decisão do governador Aurélio do Carmo (1962-1964), no prédio onde funcionada o Grupo Escolar Borges Leal, que foi demolido.
O 1º diretor EEAAS foi o pastor evangélico Sóstenes Pereira de Barros.
O nome da escola é homenagem a Álvaro Adolfo da Silveira, político paraense falecido 6 anos antes (1959) da criação da escola, em pleno exercício do mandato de senador da República pelo Pará.
Fonte: RG 15/O Impacto
Olá, estudei no colégio Alvaro Adolfo de 79 a 81 onde fiz construção Civil, também adorava o basquete. Me formei em engenharia geológica, em Ouro Preto MG mas tenho trabalhado na exploração mineral no Pará. Atualmente resido em Belo Horizonte.
Olá sou ex-aluno da turma de 1979 a 1981. Cursei construção Civil e jogava basquete. Gostaria de fazer contato com a velha guarda do basquete. Atualmente moro em Belém.
Sou filho de Santarém lamento que a historia do colégio que mais formou inúmeros profissionais, tanto filhos de Santarém e região. Como por exemplo os historiadores nunca citaram até hoje o primeiro funcionário que foi o nosso saudoso seu zé, que residia ai na quinze de agosto número 1067, bairro santa clara, outro exemplo é que na época de fundacão do Álvaro Adolfo o grupo escolar era de nome Magalhães Barata e que com a sua demolicão as aulas foram funcionar numa casa que o seu zé tinha alugada para o estado , e lá funcionou até a inauguracão do porão que é a parte de baixo onde comecou a funcionar as aulas, a diretora era professora Raquel Davina Santos as professoras da ëpoca ‘eram: professora Bernadete,Judith irmã da diretora, Conceicão Guimarães e etc.Os alunos que lembro desse tempo eram : O falecido Mair, Armando barros cardoso, Carlinhos bendelack, Raimundo Augusto Bendelack, Jeferson luis Paiva ,e muitos que estão vivos, essa e Sö uma Parte da história.
Alô, Álvaro Adolfo! Sou ex-aluno/professor dessa tradicional escola, nos idos de 1969 a 1973. Em 72 fui refundador e presidente do Grêmio “Felisberto Sussuarana”, quando diretor era Francisco de Assis, o Chicão. Em 73/74 ministrei aulas de educação física. Que saudade!…
Joaquim Bentes – professor aposentado da rede pública de ensino de Belém.
sou ex-aluno da escola Alvaro Adolfo, estudei ciencias exatas no horario da manha ano 92 93 94.moro em manaus ….
Sou Paraense de Santarém, estudei no Álvaro Adolfo, no período de 1979 a 1981. Gostaria que houvesse uma lista de ex-alunos de períodos que foram meus colegas de classe (curso de saúde). Hoje moro em Manaus, sou bioquímico e funcionário municipal e estadual.
Abraço!