OAB debate Direito ao Parto Humanizado
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém iniciou na manhã de quarta-feira, 07, o debate sobre o Direito ao Parto Humanizado, nos hospitais locais. O presidente da Subseção, Dr. Ubirajara Bentes de Souza Filho, atendeu ao pedido da advogada Leila Paduano, que está grávida, e faz parte de um grupo de casais que vem discutindo alguns dos direitos de mães e pais que são desrespeitados por hospitais locais.
O evento acontece em dois momentos: Na manhã de ontem, 07, aconteceu na sede da OAB uma reunião promovida pela entidade, com a presença de representante do Ministério Público Estadual (MPE), hospitais, Câmara Municipal, Prefeitura e representantes do grupo de grávidas, onde discutiram o direito garantido em lei dos pais de acompanharem o parto humanizado e a correta aplicação da Lei Federal nº 8.080/1990 e da Lei Municipal nº 18.189/2008, que garantem às parturientes o direito à presença de acompanhantes durante todo o período de parto. O encontro foi reservado apenas às autoridades convidadas.
Na manhã desta quinta-feira, 08, está sendo exibido o premiado documentário “O Renascimento do Parto”. Em seguida acontece um debate aberto ao público. Este evento é aberto a todos.
“É importante que mulheres, principalmente as que estão grávidas ou planejam ficar, e também homens, participem desse debate para se iniciar uma discussão sobre o tema em Santarém, que poderá propor políticas públicas para humanizar os partos, já que hoje existe uma verdadeira fábrica de cesarianas no Brasil, muitas vezes incentivada por médicos que desrespeitam a lei da natureza”, declara Dr. Ubirajara.
Fonte: RG 15/O Impacto