Estudantes de Medicina participam de audiência
Os estudantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participam de uma audiência com representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde o começo da tarde desta terça-feira (13) para discutir a pauta de reivindicações dos alunos.
Os universitários foram recebidos após realizarem um ato público durante a manhã. Entre as reivindicações dos manifestantes, a principal é o corte de vagas para aulas práticas nos hospitais Ophyr Loyola e na Santa Casa de Misericórdia.
Eles reclamam que o número de vagas para os alunos diminuiu, apesar da concorrência ter aumentado. Ainda segundo os estudantes, os dois locais recebem verba do governo, por se tratarem de hospitais-escolas, mas que instituições privadas de ensino fazem contribuições, como a doação de equipamentos, o que faz com que os alunos da rede privada de ensino sejam privilegiados durante a seleção de bolsas.
Entre as outras reclamações, estão a diminuição da verba destinada para projetos de pesquisa e extensão, atrasos no pagamento de bolsistas, sucateamento da biblioteca e cantina da instituição, entre outros pontos.
Fonte: (DOL com informações de Cácia Medeiros/RBATV