Santareno conquista vice-campeonato brasileiro de canoagem maratona
O santareno Héricles Miranda, atleta da canoagem apoiado pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) conquistou mais uma medalha em competição nacional. Desta vez, Héricles foi vice-campeão na categoria K2 Júnior, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, realizado no período de 23 a 25 deste mês, em São Paulo.
A boa colocação de Héricles qualificou o atleta para o mundial de canoagem que será disputado em Oklahoma, nos Estados Unidos, de 23 a 25 de setembro deste ano.
Hérciles participa de competições de canoagem há cinco anos, mas foi a partir do ano passado, com apoio da prefeitura de Santarém, através da SEMJEL, que o canoísta começou a disputar provas nacionais.
Para obter bons resultados nas competições que disputa, Héricles tem uma rotina semanal de treinamento que ultrapassa 30 horas entre canoagem e academia.
SELECIONADOS DO 13º SERVIFEST/ETAPA SANTARÉM
A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), organizadora do 13º Servifest em parceira da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) apresentará 12 músicas na Etapa/Santarém, no dia 18 de junho. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelas emissoras da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa). Os organizadores solicitam que os concorrentes atentem para alteração no regulamento do concurso.
Selecionados
Terreiro de Alucina – Wander Barbosa de Andrade – SEMC/Santarém
No Baque Toque Tambor – Eduardo Henrique Chaves Dias – SEMC/ Santarém
Lua Minha – Oziel Mendes Oliveira – Prefeitura de Altamira
Vim Pra Ficar – Francisco Carneiro de Sousa – COSAMPA/Santarém
Como Te Esquecer – Silvia Ivone de Sousa Vieira – SEMAD/Santarém
Lembrança de Nós Dois – Juliano da Silva Teixeira – SEFIN/Santarém
Efeito Capitalismo – Guilherme Carvalho Canto – SUSIPE/Santarém
Vamos Viver Nossa História – Moisés Mota – Santarém/SEMED
Profecia Moderna – Anthymio Wanzeller Figueira Filho – SEMINFRA/Santarém
Olhe Para O Céu – Geones Jackson Vieira de Sousa – Prefeitura de vitória do Xingu
O Criador – Cledson Coelho de Menezes Bezerra – SEFIN/Santarém
O Lugar do Meu Coração – Jefferson Silva Santos – SEMINFRA/Santarém
SEISCENTOS ALUNOS SÃO FORMADOS PELO PRONATEC EM SANTARÉM
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Brasil Sem Miséria (BSM) do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), formou na quinta-feira (29) 600 novos alunos de 19 turmas em Santarém. O Município consolida-se como o maior do Pará em número de matrículas com 3,4 mil, desde que o Programa foi criado em 2011.
Na ocasião, o prefeito Alexandre Von destacou o trabalho desenvolvido pelos Governos Federal e Estadual, pelo Município, através da SEMTRAS, além das parcerias com as instituições de educação profissional e tecnológica. Von elogiou a opção dos formandos em buscar a qualificação para o mercado de trabalho, o que segundo ele, contribui para o engrandecimento pessoal e profissional do cidadão. O gestor também fez referência ao Município de Santarém, reconhecido nacionalmente pelas boas práticas com o Busca Ativa durante as comemorações dos 10 anos do Bolsa Família.
“Através do trabalho de Busca Ativa seis mil famílias foram inseridas no Bolsa Família e Bolsa Verde. E hoje a realização do evento do Pronatec prova que Santarém não foi escolhida por acaso. Hoje o Município é o campeão em número de matrículas entre os 144 Municípios paraenses”, observou o prefeito.
Participaram do evento o diretor de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Luiz Muller, a secretária municipal de Trabalho de Assistência Social, Zuíla Wanghon, a representante do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Maria Rosete Moraes, o diretor do Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Pará (SENAI), Peter Hugo Razera, o diretor do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT), Elias Campos, a representante da Gerência do Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC-PA), Maria Domingas Ribeiro, a coordenadora do Sine, Juliana Gama Guimarães, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Henderson Pinto, e o deputado estadual, Nélio Aguiar.
NGO PROMOVE ENTREGA DE CERTIFICADOS
O NGO (Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais), por meio do PAC SOCIAL, promoveu na sexta-feira (30/05), às 18h, no Centro de convivência do Idoso, solenidade para entrega de certificados, aos participantes dos cursos:
1 – Projeto Jardim Santarém (Curso Aprendendo Reciclar Alimentos)
2 – Projeto Mapiri e Uruará (Curso Filetagem e Pescado)
3 – Projeto FNHIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (Curso de culinária regional e manipulação de alimentos).
PROJETO ITINERANTE COMUNIDADE EMPREENDEDORA CHEGA AO BAIRRO PÉROLA DO MAICÁ
O projeto é realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS/SEMDE) em parceria com o SEBRAE.
A ação iniciou na sexta-feira (30), com a palestra da analista do SEBRAE, Silvia Maria, sobre MicroEmpreendedor Individual (MEI). O passo a passo, os cuidados, as vantagens e benefícios para se tornar um MEI.
Outro assunto requisitado pelos moradores foi sobre linha de crédito e a coordenadora municipal de microcrédito sustentável do IDS, Rosilene Andrade, apresentou os programas de créditos disponíveis no município.
“A nossa política é fazer a consolidação do empreendimento, em outras palavras, fazer o empreendedor andar com as próprias pernas, ter um negócio sustentável” frisou Rosilene.
Para a costureira Luiza dos Santos as informações repassadas pelo SEBRAE e IDS/SEMDE são importantes principalmente porque esclarecem as dúvidas sobre a legalização dos negócios e a facilidade para adesão ao crédito.
Ainda foram repassadas informações sobre as atividades desenvolvidas no Telecentro de Informações e Negócios (TIN/IDS), e disponibilizadas 15 vagas aos moradores para os cursos de Caixa Informatizado, Informática Básica, Informática para Melhor Idade e Departamento Pessoal. Neste sábado (31), a ação continua com palestras sobre Cooperativismo e Ideias de Negócios.
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DO PROJETO ESCOLA D’ÁGUA
A Escola do Campo, Irmã Doroty Mae Stang, localizada na comunidade do Caranazal, sediou nesta semana o Projeto Escola d’Água – Gotas de saberes, rios de mudança, do Instituto Crianças da Terra, que faz parte do programa Swarovski Waterschool, financiado pela empresa austríaca Swarovski e coordenado pela organização Earth Child Institute (ECI – EUA). A programação iniciou na terça, 27/05, com palestras e oficinas sobre água no corpo e na escola.
A diretora e fundadora do ECI, Donna Goodman, explicou que projeto beneficia 34 escolas da rede municipal de ensino, da área urbana e do campo, além da biblioteca municipal. “Nosso principal objetivo é levar às escolas, que estão localizadas próximas aos rios, práticas sustentáveis e o melhor consumo da água. Os alunos aprendem a valorizar a água e futuramente serão multiplicadores das ideias que surgem para proteger o meio ambiente”, destacou.
Raianderson dos Santos, 13 anos, da escola Afro Amazônida (Murumuru), contou que aprendeu a limpar e filtrar a água. “Aprendi a importância do uso consciente da água e quero repassar para meus amigos e meus familiares tudo que me ensinaram”.
No mês de setembro o projeto abordará o tema: Água, Família e Comunidade. No primeiro semestre de 2105, será: Bioma Amazônico e Planeta. O encerramento contará com a produção do material didático dos alunos e educadores que serão apresentados no Festival das Águas, no segundo semestre de 2015.
“Nossa intenção é contribuir para a melhoria do tratamento do meio ambiente. As crianças vão aprender qual o papel de cada pessoa para a preservação ambiental”, enfatizou a diretora do projeto.
ENFERMEIROS RECEBEM TREINAMENTO EM REGISTROS DE AGRAVO
A Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) realizou na sexta-feira (30), no auditório da instituição, o treinamento voltado a enfermeiros das Unidades de Saúde. A capacitação levou informações quanto às novidades do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN).
O SINAN é um sistema do Ministério da Saúde (MS), com plataforma na Internet, onde são registrados e acompanhados casos como leptospirose, dengue, calazar, entre outros.
Os dados coletados servem de apoio ao processo de investigação de órgãos de saúde nas análises epidemiológicas.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA FARÁ FISCALIZAÇÕES EM FESTAS JUNINAS
Durantes o mês de junho, a Vigilância Sanitária (VS) realizará o serviço de busca ativa nas festas juninas. A ação busca prevenir possíveis casos que ponham em risco a saúde dos consumidores das tradicionais iguarias da época.
Equipes da VS, ao constatar possíveis situações de má manipulação dos alimentos farão as notificações de estabelecimentos ou responsáveis.
Dentre outras instruções, a Vigilância orienta que é sempre necessário estar atendo a higienização em todo o processo de produção dos alimentos, buscando organizar e sempre manter limpo o local de trabalho.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS