Primeira Festa do Milho lotou Feira Agropecuária
A primeira edição da Festa do Milho, promovida pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (Semap) e a Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Cprof), e que contou com a parceria da Emater, Sirsan, Aprusan e vários agricultores, foi, definitivamente, aprovada pelo público, que lotou o Parque de Exposições Alacid Nunes, na manhã de domingo (03). O evento foi coordenado pela vice-prefeita Maria José Maia e contou com a participação de comunidades da zona rural do Município, autoridades políticas, secretários municipais e órgãos e empresas que incentivam fortemente o produtor rural. O evento contou com a realização de palestras, homenagens aos agricultores destaque, danças, apresentações culturais e a venda de iguarias variadas.
Após um período de declínio de mais de 70 anos, a cultura do milho volta a ser protagonista dentro da produção de grãos, colocando o Município de Santarém, novamente, em destaque, principalmente, no contexto da exportação. Segundo dados do Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN) e da SEMAP, a produção de milho em 2014 deve alcançar 160 mil toneladas, em áreas cultivadas em Santarém e, também, nos Municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. Um aumento de quase 100% (96,63%) em comparação ao ano de 2011, quando foi registrado apenas 5.400 toneladas.
“O milho é uma commoditie, mas, também, um produto da agricultura familiar. Sabendo da importância da produção é que nós estamos realizando a primeira Festa do Milho para incentivar ainda mais os produtores. Economicamente isso é muito importante para a região, pois, ao mesmo tempo que o produto é exportado, ele está na mesa das famílias, fazendo com que o Município cresça socialmente e de uma forma equacionada, beneficiado tanto o grande produtor, quanto o pequeno produtor”, explica o titular da SEMAP, Rosivaldo Colares.
Para o prefeito Alexandre Von, o cenário em destaque da produção do milho promove um resgate de uma cultura com grande tradição no Município, que até há pouco estava se perdendo. “Santarém volta a ser um produtor expressivo de uma cultura que está enraízada na história da produção rural e da agricultura familiar. Hoje, o milho é uma cultura que abrange produtores de grande, médio e pequeno porte, pois tem característica includente. Ela permite que o pequeno produtor, também, participe dessa festa”, ressalta Alexandre Von.
A produção recorde de milho teve um forte incremento, a partir do lançamento e implementação do Programa Municipal de Modernização da Produção Familiar, coordenado pela Cprof/Semap. O Município apoiou no ano agrícola 2013/2014 210 produtores familiares, que tiveram suas lavouras mecanizadas, dentro do Programa. A meta para o ano agrícola 2014/2015 é chegar à marca de 1000 hectares de lavoura mecanizada para o pequeno agricultor, fortalecendo a produção familiar em Santarém.
O sucesso do evento foi tamanho que a segunda edição já foi confirmada para 2015. Será no domingo, após a abertura da Feira Agropecuária, dentro da programação oficial do evento.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS