Marcela: “Falta estrutura nas escolas do estado e município”
Os problemas estruturais nas escolas públicas tanto da rede estadual quanto municipal viraram motivo de preocupação para a vereadora Marcela Tolentino (SDD). Nas últimas semanas, vários problemas nas escolas públicas vieram à tona em Santarém, como salas de aula totalmente deterioradas, falta de merenda de qualidade e baixos salários pagos aos professores.
Diante da situação, a vereadora Marcela Tolentino frisa que sempre lutou pela bandeira da educação, principalmente em relação à estrutura das escolas tanto estadual quanto municipal e também as condições de trabalho dos profissionais da educação. “Eu falo profissionais da educação, porque não é só o professor, mas, também, o auxiliar administrativo e toda a equipe desde os funcionários de serviços gerais até o diretor da escola”, explica a parlamentar.
Ela observa que os governos devem ter uma visão de manutenção, seja nas escolas do Município ou do Estado, de não deixar as salas de aula se deteriorando toda, para depois investir muito recurso público, no qual deveria ter sido feito uma conservação preventiva todos os anos e, que desta forma o gasto seria menor.
“Com a economia que seria feita, esse dinheiro deveria ser investido em salas de aula dignas, para os alunos estudarem com mais conforto e comodidade. Aqui a nossa região é muito quente e não é luxo ter ar condicionado ou central de ar nas salas de aula. A criança com calor fica agoniada e o jovem com calor aprende menos e o professor ensina menos”, analisa a Vereadora.
De acordo com Marcela Tolentino, é comprovado cientificamente que o calor provoca mal estar no ser humano. “Com esse calor desacerbado, hoje, climatizar as salas de aula não é nenhum luxo e sim investir numa educação de qualidade”, diz Marcela.
CASO TABLET: Em relação à questão da distribuição de tablets pelo Ministério da Educação (MEC) a profissionais de educação em várias regiões do Brasil, a vereador Marcela Tolentino afirma que é favor do projeto, mas que os governos federal e estadual deveriam melhorar primeiro o salário dos professores.
“Quero deixar bem claro que sou a favor que o educador da nossa região tenha acesso ao computador. Porém, antes de se falar em tablet vamos verificar as condições salariais dos nossos educadores e melhores condições de trabalho”, avalia a parlamentar.
FALTA DE ESTRUTURA NAS ESCOLAS: A vereadora Marcela Tolentino revela que vê com preocupação a falta de estrutura nas escolas da rede pública estadual e municipal em Santarém. “O que nos preocupa muito é a falta de estrutura das escolas públicas. Hoje, a gente vê nas reportagens crianças estudando embaixo de árvores e, em outros lugares inapropriados. A gente sabe que isso acontece e, isso faz com que os professores não tenham condições nenhuma de ensinar os seus alunos”, observa.
CLASSES MULTISÉRIES: A preocupação em torno das classes multiséries, segundo a Vereadora Marcela, diz respeito a várias crianças de séries diferentes estudarem na mesma sala de aula. “Isso é uma realidade no nosso Brasil e no Pará não é diferente e, é até pior. Minha bandeira de luta é que seja abolida essa questão da multisérie, haja vista que uma série de cada vez já é difícil cumprir, imagine várias séries ao mesmo tempo”, nota a parlamentar, lembrando que na questão da merenda escolar as autoridades ainda têm que bater muito nessa tecla.
“Criança em algumas escolas, principalmente no interior, ainda tem se alimentado com produtos industrializados e tem a questão dos conservantes e a prevenção ao câncer. Crianças não devem ser alimentadas com enlatados, mas com alimentos naturais e nutritivos para ajudar a sua saúde e ter um bom aprendizado. A alimentação ruim reflete na questão do não aprendizado da criança. Então, a qualidade da educação deve ser melhorada em Santarém, no Pará e no Brasil!”, declarou Marcela Tolentino.
SENADO FEDERAL: Devido ao brilhante trabalho que tem realizado como enfermeira e vereadora de várias legislaturas em Santarém, Marcela Tolentino teve seu nome lançado como candidata ao Senado Federal, pelo partido Solidariedade, nas eleições do dia 5 de outubro próximo. Um nome forte, que com certeza a população corresponderá nas urnas.
MÉRITOS: Com a proposta de reconhecer o brilhante trabalho que desenvolve junto à comunidade santarena, a vereadora de Santarém, Marcela Tolentino, recebeu a Medalha de Mérito Legislativo Newton Miranda durante sessão solene no dia 25 de junho último, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa). Ela e mais 19 pessoas receberam a outorga, em virtude da comemoração do Dia do Legislativo. Marcela foi indicada pelo deputado estadual Eliel Faustino, ambos do Partido Solidariedade, devido a sua grande atuação principalmente na área da saúde em Santarém. Formada em enfermagem, especialista em Obstetrícia e Saúde da Família, Mestra em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional e Professora Universitária, a Vereadora já está em seu terceiro mandato consecutivo, sendo que, na legislatura passada foi a única mulher eleita na Câmara Municipal de Santarém.
Marcela Tolentino compõe e participa ativamente das comissões de Saúde e Educação. Foi escolhida presidente da Comissão de Saúde por unanimidade pelos vereadores membros da referida comissão. Marcela também já foi contemplada com outros títulos, entre eles, o de Cidadã Santarena conferido pela Câmara Municipal de Santarém, pelos relevantes serviços na área de Saúde Pública e também foi homenageada pelo Conselho da Mulher Empresária do Município de Santarém pela sua atuação política.
Por: Manoel Cardoso
Nossa, que coisa linda a sua preocupação, nobre vereadora. Agora me diga: O que a senhora fez durante todo esse tempo na Câmara Municipal que em prol da melhoria da educação?? Será que esse problema começou agora?? ou a senhora está de olho no voto do povão sofrido com esses desmandos?
Cada uma…
Essa Senhora só viu isso agora??? E o tempo que ela esta exercendo o cargo de legisladora no município, não deu tempo de verificar a condição das escolas?? Cada uma ;;;;;
Ah coitada! Ela se preocupa com a educação é? KKKKKKKkk Ela quer e voto!