Coluna Impacto
Deysi Coelho (foto), gerente de mídia, da empresa AgênciaUM Comunicação, de Recife (PE), responsável pelas divulgações da Faculdade Maurício de Nassau, mantenedora das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), esteve em Santarém e reuniu com o Jornal O Impacto e com outros veículos de comunicação de nossa cidade. Na ocasião, vários assuntos foram abordados e uma breve parceria deverá ser firmada, para divulgação das ações da conceituada Instituição superior santarena.
RUI ALHO
A vereadora Ana Elvira Alho, irmã do médico Rui Alho, em contato com a coluna, agradeceu, em nome de sua família, pela preocupação e carinho de tantas pessoas pela saúde de seu irmão que sofreu um acidente na semana passada. Segundo a Vereadora, Rui Alho já saiu da UTI, está no hospital da Unimed, se recuperando lentamente por conta do grande trauma que sofreu no acidente.
BAGUNÇA NO SAIRÉ
Várias denúncias foram enviadas à coluna com relação à desorganização do Festival do Sairé, que foi realizado no final de semana passado na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém. Uma delas é relacionada à venda de ingressos acima do limite, para a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. Muita gente que comprou ingresso não entrou no Sairódromo. Vários vereadores denunciaram na tribuna da Câmara e pedem a presença dos organizadores do Festival para explicar tamanha desordem. No ano passado o Festival do Sairé também foi alvo de muitas denúncias.
RONAN
O vereador Ronan Liberal Jr comentou sobre a Festa do Sairé e se solidarizou com o povo Santareno, na pessoa do vereador Rogélio Cebuliski, que passou por constrangimentos em Alter do Chão, pois comprou ingressos e não pode prestigiar a festa. “O Sairé é uma das referências culturais mais imponentes de Santarém e é conhecido a nível Nacional. Isso não pode mais acontecer”, disse o Vereador.
DESCASO
Uma fila de carros se formou em frente à sede da Ciretran de Santarém durante a noite de terça-feira (16). Alguns motoristas optaram por guardar um lugar no intuito de tentar conseguir atendimento na quarta-feira (17). Os usuários do órgão cobram providências para melhoria dos serviços. Segundo eles, há demora no atendimento e a estrutura do prédio é precária. Para renovar o documento do carro, um taxista entrou na fila já de madrugada. O gerente da Ciretran em Santarém, Clauriberto Levy, explicou que somente um novo concurso pode ampliar a demanda de servidores no órgão para agilizar o atendimento. “A internet sai do ar e é tudo informatizado, então, cria problema. Também há carência de servidores, que são poucos para atender um universo enorme, haja vista que a população de Santarém aumentou, a frota de veículos em números redondos ultrapassa 82 mil veículos e tem muitas pessoas querendo legalizar seus carros”, esclareceu Levy.
PROPAGANDA IRREGULAR
Na última terça-feira, 16, a Justiça Eleitoral de Santarém, apreendeu mais de 30 placas de propaganda eleitoral que se encontravam em vias públicas, praças, bosques, em frente de escolas e demais repartições públicas. “O trabalho deverá ser intensificado com o objetivo de coibir as irregularidades em Santarém. Estamos cumprindo a determinação da Justiça Eleitoral, sob a ordem do Juiz eleitoral Gerson Marra Gomes. Todo material que esteja em local impróprio será recolhido”, declarou um servidor da Justiça Eleitoral. A operação visa combater o desrespeito com os limites estipulados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A fiscalização da Justiça Eleitoral permanecera até as eleições no dia 5 de outubro.
3º BPM
O Comando do 3º BPM está realizando desde segunda-feira, dia 15, com encerramento prevista para esta sexta-feira, dia 19, o Curso de Capacitação Profissional denominado “TEPAC – TÓPICOS ESPECIAIS DE POLICIAMENTO E AÇÕES COMUNITÁRIAS”, proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, como parte integrante do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas e Programa “Crack, é possível vencer” – Módulo III “Abordagem policial a pessoas em situação de risco”. Ontem, quinta-feira, às 10h00, no auditório do CRAS Ribeirinho, localizado nos altos do Mercadão 2000, na avenida Tapajós, ocorreu uma cerimônia de confraternização entre a Coordenação e os 30 discentes, com a presença dos comandantes do 3º BPM, 4º GBM e vice-prefeita Maria José Maia, que se pronunciaram quanto a importância deste curso para o município de Santarém.
A candidata a deputada estadual pelo PSB, Josy Amaral (foto), está ganhando popularidade a cada dia que passa. Em uma reunião que realizou recentemente em um clube de Santarém conseguiu reunir mais de três mil pessoas. Na ocasião, ela apresentou suas propostas aos moradores da cidade e também lideranças da região que participaram do evento. Josy Amaral é esposa do prefeito de Vitória do Xingu, Vando Amaral, um dos gestores paraenses com maior índice de aprovação popular.
Retoques
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) concluiu na terça-feira (16/09), a remoção de todas as alegorias apresentadas pelos botos Tucuxi e Cor de Rosa no último sábado (13/09), na Praça do Çairé. As alegorias foram recolhidas aos galpões dos Botos, recentemente entregues pelo Governo do Estado do Pará às duas agremiações, permitindo a completa desobstrução do local. * Enquanto isso, sem espaço para guardar veículos apreendidos em operações, a Polícia Militar suspendeu as apreensões de veículos em Santarém. Os condutores que são flagrados com veículos irregulares são notificados e liberados, mas têm o documento do veículo retido. * A Vigilância Sanitária apreendeu mais de 200 quilos de peixes impróprios para consumo, armazenados em freezer e isopores na Feira do Tablado, em Santarém. De acordo com o órgão, a equipe de fiscalização constatou a irregularidade após uma denúncia anônima. * Sanclin Imagem e Diagnósticos realizou ontem, 5ª feira, na sede da ACES, o lançamento da 2ª Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, com palestras com o médico Fábio Botelho e com Eva Kullgrer. * Com a participação de 17 candidatos o conselho diretor da Fundação Esperança escolheu a nova logomarca da instituição, fazendo parte do concurso lançado em edital no dia 25 de agosto de 2014. A premiação no valor de R$ 3 mil reais foi entregue para o autor da proposta vencedora, Marcelo Luiz Matos da Silva, juntamente com o certificado de participação. Os direitos autorais passam a ser da Fundação Esperança e a marca deverá ser apresentada para a comunidade numa campanha institucional.