XV RAID: ALEGRIA, AVENTURA, EMOÇÃO, ADRENALINA E DOR

Momento da travessia de milhares de participantes do RAID e veículos chegando ao município de Curuá
Momento da travessia de milhares de participantes do RAID e veículos chegando ao município de Curuá

O maior acontecimento esportivo radical do estado do Pará, ou quiçá do Norte do Brasil, mais uma vez realizou-se no dia 15 e 16 de novembro de 2014. Repetiu-se grande mobilização de veículos motorizados entre os municípios de Alenquer e Curuá. No caso concreto superou todas as expectativas das equipes e dos pilotos de: triciclo, quadriciclo, motocicletas, jeep, trator, carros traçados e de luxo. Portanto, a festa do RAID, como popularmente é conhecida, proporciona a milhares de participantes momentos de alegria, desistresse, adrenalina e muita das vezes dor e sofrimento por ocasião dos frequentes acidentes.

Como já noticiamos em edições anteriores, o passeio ecológico vem se consolidando como encontro, reencontros e confraternização. Isto é, muitos dos integrantes aproveitam o deleite para curtir amigos e familiares, degustando das iguarias da época. Significa que ultimamente o RAID vem tomando novas proporções de programações isoladas e não somente pela oficial, programada pelos organizadores.

É importante frisar, que no ponto de vista comercial tanto o município de Curuá como de Alenquer e outras cidades da região saem ganhando, já que sem sombra de dúvida é oportunidade de promoção, patrocínio, compras e vendas de vários segmentos do comércio. Como resultado positivo aquece a economia das cidades co-irmãs. Portanto, como tudo relacionado ao esporte radical, usufrui-se de bônus, mas também tem a frustração dos ônus. Isto principalmente por literal falta de respeito e observância das leis de trânsito. Vale ressaltar, que além dos acontecimentos negativos supramencionados, a falta de infraestrutura, carência de sinalização nas ruas das cidades de Alenquer e Curuá, proporciona índices absurdos de imprudência por parte dos motoqueiros, as quais geralmente culminam em acidentes e sofrimento.

Em resumo, os ecologistas afirmam que o RAID vem causando grandes transtornos à natureza assim observados: excesso de poluição sonora pelos roncos ensurdecedores das máquinas modificadas com descarga kadron, prejudicando os tímpanos das pessoas. Sem contar com o rastro de destruição ao meio ambiente, sujeiras e degradação nas lindas paisagens dos campos de várzea. Assim sendo, a história do RAID tem cunho positivo e negativo, tendo em vista que por excesso de drogas lícitas e ilícitas que correu solto, aconteceram episódios desagradáveis que de certa forma ofuscou o brilho festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *