Atividades do Programa Mais Educação foram suspensas em Santarém

Atividades do Programa Mais Educação estão suspensas
Atividades do Programa Mais Educação estão suspensas

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da coordenação do Programa Mais Educação, informa que as atividades do Programa Mais Educação estão suspensas. A decisão foi tomada a partir de e-mail enviado pelo Ministério da Educação (MEC) relatando que não existe previsão para o repasse da segunda parcela do ano de 2014, recurso este que estava sendo aguardado com muita expectativa pela SEMED e os gestores das escolas para o pagamento dos oficineiros.

No entanto, as atividades nas escolas da região de várzea seguem normalmente até o dia 11 de abril, uma vez que nos dias 9,10 e 11 serão realizadas as culminâncias das atividades nas comunidades.

A SEMED ressalta que conforme o email, o Ministério da Educação pretende resolver essa pendência o quanto antes, e assim que o recurso for liberado as atividades serão reiniciadas.

COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA A FEIRA DA PÁSCOA

Começa nesta quarta feira (1º de abril), a Feira da Páscoa, uma parceria entre profissionais de gastronomia e Secretaria Municipal de Cultura. A abertura da Feira será realizada às 19h30, na Praça do Pesador. Participam do evento 50 expositores, artesãos e profissionais de gastronomia. Entre os dias 02 e 05 de abril, a exposição e comercialização de produtos, será realizada na tenda na Praça do Pescador, de 17h às 22h.

PEDAGOGOS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA CIRCUITO CAMPEÃO

Centenas de pedagogos participaram da formação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) através da coordenação do Programa Circuito Campeão. O evento ocorreu na casa da cultura, discutiu as sistemáticas de acompanhamento pedagógico.

Uma das palestrantes do evento foi a Professora Edilene Santos, segundo ela o foco maior é a questão da leitura, escrita, produção de texto e uma nova forma de acompanhamento. “O município este ano vai acompanhar de uma forma mais participativa o pedagogo na sala de aula junto com o Professor. Estamos abordando sobre o fluxo das aulas em português e matemática, um relatório da visita do pedagogo, que agora ele terá que fazer no mínimo três visitas por semana na turma, do primeiro ao quinto ano, e dando orientações, acompanhamento no mínimo duas horas, seguindo toda a uma rotina”, Esclarece Edilene.

O Programa Circuito Campeão introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados. Propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, com foco nos primeiros anos do Ensino Fundamental e tem a finalidade de evitar ou reduzir a repetência nesses anos. “Este ano o município está focado em quatro metas que estão relacionadas com Plano Nacional da Educação. Mas o foco principal é a correção da idade/série para não formar esse grande quantitativo de correção de fluxo. Este ano nós tivemos 25% de turmas de correção de fluxo, que são os alunos que estão com defasagem de idade série. E nós já estamos trabalhando para estar corrigindo isso nas turmas normais”, destaca Edilene.

O Programa Circuito Campeão parte do pressuposto que o sucesso educacional é mais uma questão gerencial, baseada em estratégias de acompanhamento do processo de aprendizagem, do que a adoção de determinados métodos ou materiais didáticos.

SEMTRAS E CRAS ALTER DO CHÃO REALIZAM AÇÃO DE CIDADANIA

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), através do Centro de Referência de Assistência Social da Vila de Alter do Chão, realizou na segunda-feira (30), em suas dependências, uma palestra com o tema: ‘Violência contra a Mulher’, tendo como palestrante a advogada Thalita Costa. Foi realizada, também, uma ação de beleza em parceria com a Agiliza Marketing, onde foram ofertados aos usuários do PAIF do Eixo Forte e da comunidade de Alter do Chão, serviços de corte de cabelo, manicure e limpeza de pele.

O CRAS Alter do Chão abrange a região do Eixo Forte: Cucurunã, Ramal dos Coelhos, São Braz, Rocinha, Santa Luzia, Santa Rosa, Jatobá, São Raimundo, Ramal Paraíso, Irurama, São Sebastião, São Francisco, Carapanari, Vila Nova, São Pedro, Ponte Alta, Ponta de Pedras, Caranazal, Areia Branca, e Alter do Chão.

A unidade está localizada na Travessa Antônio Agostinho Lobato s/n, bairro Centro.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *