Carro com som acima dos limites foi apreendido em Santarém

Veículo com aparelhagem foi apreendido
Veículo com aparelhagem foi apreendido

Em uma operação de rotina realizada na madrugada de domingo (29/03) por volta das 03h50, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) apreenderam um aparelho de som automotivo, por ocasionar poluição sonora. A apreensão ocorreu em frente ao Museu João Fona, situado na Rua Adriano Pimentel. Na ocasião, o infrator que conduzia o veículo tentou obstruir o trabalho da equipe. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o responsável para a Delegacia de Polícia Civil (Depol), para os procedimentos legais.

De acordo com o chefe de fiscalização, Arlen Lemos, apesar das rigorosas ações de fiscalização ambiental, ainda existem pessoas que insistem em descumprir as normas e a legislação.

“A SEMMA vem intensificando as ações de fiscalização, mas ainda temos pessoas que não respeitam a lei. Fizemos o flagrante e o infrator estava com o volume do som acima do permitido. A aferição constatou 93.3 decibéis. Para aquela área, os limites de ruídos permitidos pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), são de 55 decibéis durante o dia e 50 decibéis no período noturno”, disse.

Conforme a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, a multa para quem descumprir essa normativa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

SANTARÉM VAI SEDIAR ENCONTRO REGIONAL DE ADEQUAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO

 O Município de Santarém vai sediar nesta terça e quarta-feira (31/03  e 01/04), o Encontro Regional para adequação dos Planos de Educação Estadual e Municipal que contará com a participação de 15 Municípios da região do Baixo Amazonas. O evento será realizado de 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da UEPA, localizado na Avenida Plácido de Castro 1399 – bairro Aparecida.

O evento tem como objetivo promover a assistência técnica, quanto à elaboração da análise situacional para a elaboração/adequação dos Planos Estadual e Municipais de Educação do Estado do Pará, alinhando-os ao Plano Nacional de Educação.

Com a promulgação do Plano Nacional de Educação – Lei n° 13.005, de 25 de julho de 2014 – a educação vive hoje um novo momento, já que o Plano Nacional de Educação traz o desafio da articulação para a oferta educacional de maneira integrada e colaborativa.

Para impulsionar o processo de elaboração ou adequação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação de todo o País e oferecer as condições mínimas necessárias para que esse processo resulte de uma ação articulada entre as três esferas de poder, o Ministério da Educação está atuando em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Para isso, foi criada, junto ao MEC, a Secretaria de Assistência aos Sistemas de Ensino – SASE. Uma Rede de assistência técnica, que proporciona apoio institucional e orienta as comissões coordenadoras locais em todo o País.

Confira a programação do encontro  regional em Santarém

Dia 31 de Março – 9h – Abertura.

10h – Palestra sobre o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos.

14h às 17h – Oficina para sistematização dos Planos Municipais de Educação.

01 de abril – 9h às 17h – Continuidade das oficinas para sistematização dos Planos Municipais de Educação.

ABERTURA DAS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA 2015

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Programa Saúde na Escola, realizará nesta terça-feira (31) o processo de formação e abertura do Programa Saúde na Escola. O evento, que deve contar com a participação dos gestores escolares, será realizado de 07h30 às 13h no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria na qualidade de vida dos educandos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

OFICINA DE FORMAÇÃO NA LÍNGUA NHEENGATU CHEGA A ALDEIA SÃO PEDRO DO TAPAJÓS

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação de Educação Escolar Indígena, realizará de 01º a 04 de abril na Escola Waykirum Tupinambá, Aldeia São Pedro do Tapajós, a Oficina de Formação na Língua Nheengatu. O evento, que é direcionado a toda a comunidade, acontecerá no horário de 08h às 14H E será ministrado pelo professor José Cláudio, da etnia Mura.

O Nheengatu – ou língua geral amazônica – vem tornando-se novamente, nos últimos anos, objeto de interesse cada vez maior dos estudiosos das línguas indígenas brasileiras.

À época da chegada dos portugueses ao Brasil, falava-se, em grande parte da costa nordeste e leste da América do Sul, mais especificamente na região que vai do Maranhão a São Paulo, uma mesma língua, que os cronistas coloniais, mais tarde, chamaram língua mais usada na costa do Brasil ou língua da costa. Esta língua, que conhecemos hoje pelo nome de tupi antigo, ou simplesmente tupi, apresentava-se sob a forma de vários dialetos, pouco discrepantes entre si, dos quais os mais conhecidos eram o tupi (falado na atual Baixada Santista e no Planalto de Piratininga, em São Paulo) e o tupinambá, falado daí para o norte.

FORMAÇÃO PARA PEDAGOGOS DO PROGRAMA CIRCUITO CAMPEÃO

Os pedagogos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino devem participar da formação inicial do Programa Circuito Campeão. O evento acontece nesta terça-feira (31), de 8h às 12h, na Casa da Cultura, localizada na Avenida Borges Leal entre a Silvino Pinto e Barão do Rio Branco. Na formação serão abordadas as sistemáticas de acompanhamento pedagógico.

A SEMED informa, também, que a formação sobre correção de fluxo para as turmas dos Programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que estava prevista para acontecer no período de 30/03 a 02/04 foram adiadas e ocorrerão de 07/04 a 09/04 com local ainda a ser definido pela coordenação dos programas.

O Programa Circuito Campeão introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados. Propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, com foco nos primeiros anos do Ensino Fundamental e tem a finalidade de evitar ou reduzir a repetência nesses anos.

O Programa parte do pressuposto que o sucesso educacional é mais uma questão gerencial, baseada em estratégias de acompanhamento do processo de aprendizagem, do que a adoção de determinados métodos ou materiais didáticos.

ENSAIO ABERTO DA FILARMÔNICA MUNICIPAL DE SANTARÉM PROPAGA FLASH MOB EM ABRIL

Com a proposta de incentivar ao público a assistir o ensaio da Orquestra Filarmônica Municipal de Santarém e divulgar s atividades para o mês de abril, a direção acadêmica da entidade musical convida a sociedade santarena ao ensaio aberto, às 18h, desta terça-feira (31). O local da apresentação será em frente a sede da academia, na Avenida Borges Leal, 1449, esquina com a Avenida Barão do Rio Branco, bairro Santa Clara.

Participam da exibição 33 músicos do ensaio aberto. “Qualificamos esta demonstração como o pontapé para propagar as atividades do mês abril, sendo uma delas o flash mob a ser desenvolvido em vários pontos da cidade”, disse o diretor da Filarmônica, Wilhock Sousa.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Carro com som acima dos limites foi apreendido em Santarém

  • 4 de abril de 2015 em 07:22
    Permalink

    A pessoa dona desse veículo apreendido por usar aparelhagem de som poluidora, bem que poderia, por exemplo, usar esse dinheiro investido no som e trocar seu veículo por outro melhor. Evitaria todo esse transtorno e apareceria melhor na foto. A sugestão foi dada….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *