Começam os cursos do Peqtur em Santarém

Aula inaugural do curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Aula inaugural do curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (04/05), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), a aula inaugural do curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr. Agora à tarde, no laboratório 2 das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), na Rua Rosa Vermelha, 335, no bairro Aeroporto Velho, começa também o curso de Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV). Ambos os cursos são ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação para o Turismo (Peqtur). As ações são realizadas pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e a Escola de Governo do Pará (EGPA).Os cursos serão realizados no período de 4 a 8 de maio e serão ministrados pelo instrutor Gabriel Peixoto, da EGPA.

Sobre o curso de captação de recursos, Gabriel Peixoto explicou que a grande dificuldade dos gestores públicos na obtenção de verbas públicas é a elaboração de projetos, pois todos os órgãos financiadores exigem requisitos específicos sobre determinados convênios. Segundo ele, os Municípios não têm essa expertise e nem um escritório específico para a elaboração desses projetos para captar recursos, que atendam as exigências impostas pelos financiadores.

Para ele, as Prefeituras precisam ter mais conhecimento sobre como ter acesso a esses recursos e dispor de pessoal técnico qualificado. “Os gestores devem entender que os projetos não devem ser feitos da forma como eles querem, mas da maneira como o edital pede. Às vezes, os servidores não têm habilidade de investigar o edital e isso é importante para receber os recursos. Quem perde com isso é o município, que tem que gastar seu orçamento de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois grande parte dos recursos é destinada à saúde, educação e folha de pessoal. Se não tiver habilidade para elaborar projeto e buscar recursos fora não vai conseguir desenvolver o município”, disse Gabriel Peixoto.

O curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos trabalha quatro importantes pilares: o compromisso do prefeito com a questão da captação do recurso interno e externo; a qualificação da equipe com ensinamentos teóricos e matemáticos; a identificação das fontes de recursos nacionais e internacionais e a elaboração do projeto.

PREFEITURA APOIA A VI FEIRA DO EMPREENDEDOR

Será realizada de 5 a 10 de maio, no espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, a VI Feira do Empreendedor, evento promovido pela Organização da Micro e Pequena Empresa e Micro Empreendedor Individual do Oeste do Pará (Omipem). A programação consta de desfile de moda, circuito fitness de academia, sorteio de prêmios, atração cultural e visita aos estandes dos expositores. O evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR).

SUB-17 SEGUE PARA A RODADA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO

Será no próximo sábado (09/05), a última rodada da fase classificatória do Campeonato de Futebol Amador Sub-17, coordenado pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer). A equipe do Internacional que aparece em 9º lugar na tabela com 15 pontos, briga pela última vaga para as oitavas de final.

Na 12ª rodada realizada no último sábado (02/05), o Tapajós se isolou na liderança com 30 pontos, seguido pelo Santo André com 28 pontos. Na sequência vem São Francisco, 22; Flamengo, 21; Santarém, 19; São Raimundo, 18; Atlético Mararú, 16; e, Norte Clube, 16 pontos.

Resultado da 12ª Rodada

Santarém 9 x 0 São Cristóvão

Amparo 5 x 0 Alter do Chão

São Francisco 1 x 4 Tapajós

Norte Clube 2 x 1 Flamengo

Americano 1 x 2 Santo André

São Raimundo 3 x 1 Atlético Mararu

BAZAR DAS MÃES 2015

 Com a finalidade de oferecer espaço para a mostra e comercialização de produtos artesanais voltados ao Dia das Mães, no período de 06/05 a 10/05 será realizado o Bazar das Mães 2015.  A atividade é coordenada pela Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura/SEMC, em parceria com as entidades artesanais. Ao todo, serão 64 artesãos que devem atender ao público no Terminal Fluvial Turístico (TFT) e  na Praça do Pescador de 17h às 22h.

SEMED PROMOVE ENCERRAMENTO DAS FORMAÇÕES DO PROJETO FORTALECENDO COM-VIDA

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação de Educação Ambiental, realizará nesta terça-feira (05/05), o encerramento da formação do Projeto fortalecendo COM-VIDA. O evento será realizado na Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, de 14h às 17h.

As formações foram iniciadas no dia 17 de abril, contemplando nesta primeira etapa um total de 12 escolas da rede municipal de ensino. As formações têm como objetivo promover a gestão ambiental nas escolas, fortalecendo e formando as Comissões de Meio ambiente e Qualidade de Vida da Escola, através da melhoria de procedimentos técnico-administrativos, pedagógicos e de extensão comunitária.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *