IGREJA MATRIZ: O MAIS BELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ALENQUER
A pomposa, imponente e bela Matriz de Santo Antônio, construída em estilo barroco no século passado, indiscutivelmente é o patrimônio histórico cultural mais visitado do município de Alenquer. Transcendendo o tempo, a mesma continua fazendo história para: os turistas, romeiros, devotos e fiéis. Assim sendo, durante meses, a comunidade ximanga se prepara para celebrar o grande momento que é a homenagem ao seu padroeiro. Portanto, as festividades, tanto profana, quanto religiosa, afloram nos alenquerenses um sentimento de fé e hospitalidade. Pois nessa época, as pessoas recebem amigos e familiares dispersos nos mais longínquos lugares que se confraternizam com a festa do santo casamenteiro. Neste contexto, junho é o mês mais alegre e festivo do ano. Por conta disso, efetivamente, consolida-se em divertimento, e muita comilança de iguarias inerentes a degustação junina. Sem contar com as quadras e quermesses que se espalham nos quatro cantos da cidade. Infelizmente, devido o abuso excessivo de bebidas alcoólicas, em determinadas situações a festa desvirtua-se.
Em resumo, no tocante as emoções, iniciam-se dia 1º com o tradicional círio, em meio a fogos ensurdecedores e diversificados enfeites coloridos. No dia 04 aconteceu a Consagração ao Santíssimo Sacramento. Que é o Deus Vivo representado na hóstia consagrada, percorrendo as principais ruas da cidade. No dia 10, a princesa do Surubiu recebeu as justas homenagens em alusão ao seu aniversário. No dia 12, é momento de afagos e dedicações de amor entre os enamorados. Finalmente, no dia 13 fervorosamente com ardor e chave – de – ouro, encerra-se a segunda maior manifestação religiosa do Oeste do Pará.
FUTRIMANGANDO – Pouco ou quase nada foi realizado pelo: IBAMA, pelas Secretarias: Estadual e Municipal de Meio Ambiente (SEMA e SEMMA), em Alenquer. Ou seja, o dia mundial do meio ambiente dia 5 de junho, ninguém se dignificou em conscientizar os criminosos, com relação a mudanças de hábito. Na sua pluralidade, resume-se em: descaso e falta de gestão. Com isso, a cada dia se alastra a degradação a mãe natureza. Destarte, a Constituição Federal versa que: meio ambiente é direto e dever de todos, e devemos conservá-lo para o presente e futuras gerações. Lamentavelmente a caça predatória, desperdiço de água, desrespeito ao defeso, desmatamentos, queimadas, poluição sonora e fluvial, tanto em terra firme, como nos rios, lixão a céu aberto e uso inadequado de agrotóxico, são os crimes mais acintosos que se comprova. Tais atos geram fatores que contribuem para prejuízos incalculáveis, tanto para a humanidade como para o planeta. Por isso, seria imprescindível que o Ministério Público, formalize denúncias, principalmente das omissões supramencionadas, para que as instituições executem ações consistentes e sustentáveis. Afinal, na sua concretude, se todos fizerem sua parte, teremos ambiente saudável e livre de catástrofe.