Altamira sediou II Seminário de Comunicação
Os profissionais da imprensa da região Transamazônica e baixo Xingu participaram do II Seminário de Comunicação, que aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, em Altamira, no sudoeste do Pará. O evento foi organizado pela Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu – ASPIATX, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará – SINJOR-PA, e teve como objetivo capacitar e fortalecer os profissionais locais que hoje atuam nos mais diversos meios de comunicação. “Foi um seminário na qual os participantes tiveram a oportunidade de ter um diálogo mais aprofundado com os jornalistas convidados da capital e tirarem suas dúvidas, principalmente sobre questões jurídicas, ou seja, diria uma oportunidade única, onde os colegas tiveram a oportunidade de se capacitar e se atualizar ao jornalismo em tempos de redes sociais”, avaliou o presidente da ASPIATX, jornalista Wilson Soares.
O tema escolhido foi “Os Desafios da Comunicação em Tempos de Redes Sociais”. Além de palestras e debates, o Seminário também promoveu várias oficinas de capacitação, entre elas: Jornalismo Digital, Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Cinematografia, Fotojornalismo, Radiojornalismo e Jornalismo Televisivo. Esta última foi ministrada pelo jornalista Fabiano Villela, repórter de Rede da TV Liberal. “Foi uma oportunidade boa de agregar mais conhecimento e tentar entender a forma como eles trabalham aqui, além de trocar experiências que eu pude contribuir com a minha visão de rede, já que trabalho com a Rede Globo. As pessoas que participaram da oficina estavam muito interessadas e nós trocamos muitas ideias”, disse.
A grande inovação deste seminário foi a realização de uma mesa redonda, com a presença do Assessor Jurídico do SINJOR, o advogado André Serrão, da representante da Federação dos Jornalistas – FENAJ no Estado do Pará, Sheila Faro, do presidente da ASPIATX, Wilson Soares, além do jornalista Elielton Amador, da Comissão de Ética do SInjor. A mesa redonda discutiu sobre a ética e a responsabilidade com a informação em tempo de redes sociais.
O II Seminário de Comunicação da Transamazônica e Xingu, contou com o patrocínio da Norte Energia e com apoio das prefeituras de Brasil Novo, Porto de Moz e Vitória do Xingu, além da Universidade Metodista de São Paulo – Polo Altamira. A programação reuniu cerca de 160 pessoas, entre associados, estudantes e pessoas interessadas no assunto. “As pessoas que conseguiram participar com certeza vão acrescentar essas informações no exercício de sua função. Tudo está sendo enriquecedor, e vir aqui em Altamira e conhecer a realidade dos profissionais é uma forma de aproximar o sindicato desses profissionais, já que a gente tem intenção de implantar aqui uma diretoria regional para representar o Sinjor”, concluiu a Presidente do Sinjor, Roberta Vilanova.
Por: Valéria Furlan e fotos de Ronaldo Santos
Fonte: RG 15/O Impacto