Thompson Mota

T1DENTISTA

Há quanto tempo você não vai ao dentista? E quando foi era para uma consulta preventiva ou estava com dores e outros problemas que precisavam ser resolvidos com urgência? Se você se inclui no último caso, infelizmente, não é o único. Atualmente, o Brasil conta com 260 mil odontologistas, o equivalente a 19% dos profissionais do mundo inteiro. Mesmo sendo o País com o maior número de especialistas, mais da metade dos brasileiros não se consultam com a frequência que deveriam. De acordo com os odontologistas, as consultas devem ser realizadas a cada seis meses. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada no início de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 55,6% da população brasileira não vai ao dentista nem sequer uma vez ao ano. E as crianças não ficam de fora.

DENTISTA II

A PNS mostrou que 18% da população com até 12 anos de idade nunca foi ao dentista, sendo que 1,6 milhão tem ou já teve cáries. Hoje, aproximadamente 88% da população de nosso país sofre ou já sofreu com problemas de saúde bucal. Entre os idosos, o número preocupa mais ainda. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) aponta que mais de 70% da população acima dos 50 anos de idade não possui os dentes em decorrência de complicações e da falta de cuidados. Para que essa realidade seja modificada, é necessário que cada brasileiro faça sua parte e incentive os pequenos a fazerem o mesmo. O ideal é realizar a higiene bucal com escova, pasta de dentes e fio dental após cada refeição e fazer uma visita periódica ao dentista no mínimo uma vez ao ano.

T2INTERNET

Você é uma daquelas pessoas que publicam toda ação que realiza em seu dia nas redes sociais? Faz postagens sobre cada passo ou divulga muitas imagens pessoais? Talvez sua resposta seja não, mas certamente você conhece alguém que costuma expor a vida inteira (ou quase) na internet, muitas vezes até de forma ingênua. Publicar tudo o que acontece na sua rotina pode trazer prejuízos para o relacionamento, o trabalho e a integridade física. Isso porque atualmente existem cada vez mais bandidos especializados em criar dossiês por meio de páginas dos usuários nas redes sociais. Pessoas mal-intencionadas conseguem saber os lugares que você costuma frequentar, seus planos para o fim de semana, dados sobre sua família, entre outras informações que colocam sua segurança em risco. Não é de hoje que o excesso de exposição na internet envolve crianças, jovens e adolescentes.

INTERNET II

Em 2010, por exemplo, uma quadrilha sequestrou uma jovem de 19 anos em Ilha Comprida, no litoral sul paulista, depois de observar fotos, veículos pessoais, passeios que fazia e outros sinais que indicavam sua condição financeira. Tudo serviu de informação para os bandidos que planejaram o crime. A história repercutiu na imprensa quando um dos criminosos admitiu publicamente a facilidade de saber da rotina da jovem por meio do seu perfil no Facebook. Com casos desse tipo acontecendo o tempo todo, por que muitos continuam se expondo nas redes sociais como se colocassem suas vidas em um outdoor? E como saber o limite dessa exposição? Durante a navegação na internet, o usuário fica em um processo de imersão, como se estivesse em um sonho. Com isso, acaba expressando desejos que na vida pessoal pensaria muitas vezes antes de demonstrar. Pense nisso!

T3DÍVIDAS

Todos estão sujeitos a passar por apertos no orçamento em algum momento da vida. Assim como contrair uma dívida e, como consequência, ficar com o nome sujo. O problema é que, ao se tornar inadimplente, o consumidor fica com restrição no crédito e impossibilitado de comprar e movimentar as finanças. Segundo dados do Serasa Experian, essa situação já atinge 55,6% dos brasileiros, o equivalente a 36% da população adulta do País. Há uma premissa de que ninguém deve porque quer e que ninguém é mal pagador porque quer. Neste ano estamos passando por um momento delicado financeiramente, com alta dos juros, do dólar, da inflação e, como o salário do brasileiro está mais comprometido, ele acaba gastando mais do que pode. Priorizar as compras e contas que são necessidades básicas e separá-las das que são excesso ou luxo. Isso tudo faz você ter uma vida financeira sadia.

DÍVIDAS II

A organização também é importante na hora de saldar os débitos. Na ânsia de querer se ver livre do problema, muitas pessoas não se planejam e acabam comprometendo toda a renda, o que não é algo inteligente. A primeira atitude a tomar antes de começar a pagar as dívidas é colocar tudo na ponta do lápis. Você tem que conhecer seu orçamento, quanto você ganha e seus compromissos mensais, como mercado e contas. Assim, você terá noção de quanto da renda mensal poderá disponibilizar para pagar a dívida. Depois, tem que saber para quem deve e quanto deve. Após essa análise, pague as contas com maior período de atraso, depois as mais altas ou com juros altos. Com relação a valores muito altos, uma alternativa é a negociação. Na maioria das vezes o recebimento do 13º salário é visto como uma oportunidade para ajudar a quitar essas dívidas. Pense nisso!

T4SEXUALIDADE

A adolescência é uma fase de aprendizados e incertezas. O corpo vai se transformando aos poucos e as mudanças físicas e emocionais começam a despontar, mostrando que uma nova etapa da vida está se aproximando. Mas, como em toda transição, o período entre a infância e a fase adulta é naturalmente repleto de questionamentos. Muitas dúvidas sobre sexualidade surgem nessa fase. A falta de informação adequada ou até o excesso de informação deturpada podem prejudicar a vida desses jovens. Um exemplo é o início cada vez mais precoce da vida sexual, como atestam diversos estudos divulgados nos últimos anos. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), realizada em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 29% dos estudantes brasileiros com idades entre 13 e 15 anos já tiveram relações sexuais.

SEXUALIDADE II

Ao todo, foram entrevistados 109.104 jovens. O levantamento foi divulgado em 2013. Anos antes, uma pesquisa realizada pelo Universidade de São Paulo (USP) e divulgada em 2007 indicou que adolescentes iniciam a atividade sexual entre 13 e 17 anos de idade. Essa iniciação precoce não ocorre apenas em território nacional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 22% dos adolescentes de todo o mundo têm relação sexual pela primeira vez aos 15 anos de idade. A erotização começa cada vez mais cedo com estímulos visuais bombardeados por todos os lados. Seja nas programações televisivas, seja nos portais noticiosos ou até mesmo nas publicidades, o apelo sexual forte e constante gera curiosidade e influencia a prática do sexo entre a juventude. Hoje as novelas são o caminho. Não brigue com seus filhos, a sexualidade nos jovens é normal.

T5JOBSON

O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (SAFERJ) vai tentar interferir junto à Fifa para ajudar o atacante Jobson a retornar aos gramados. A ideia é pedir socorro à Fifpro (Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais) para diminuir a punição de quatro anos imposta ao atleta e, assim, livrá-lo da marginalidade para que sua vida tem se encaminhado com o desemprego.

Essa situação do Jobson nos preocupa e incomoda muito, pois sabemos que é um jogador problemático, mas a punição esportiva tinha que ter outro caminho, tinha que ter uma preocupação com o cidadão. Uma punição de quatro anos por uso de drogas joga o atleta na marginalidade para o resto da vida. Por outro lado a incompetente CBF deveria se mobilizar ao Invés de estar envolvida em corrupção. Tenho dito!

MOTINHAS

Por que você escolheu a profissão que exerce? Você se sente realizado? Qual o seu objetivo nesta carreira? Tem planos para o futuro? Assim como você, a maioria dos jovens pensa em tudo isso enquanto trabalha ou planeja cursar uma faculdade. XX A Confederação Nacional do Jovem Empresário (Conaje) fez uma pesquisa online em todo o Brasil com o objetivo de analisar o perfil do empreendedor na faixa de 21 a 30 anos. Os motivos mais citados para abrir um negócio foram à realização de objetivos profissionais e a luta pela independência financeira. XX Elenco afinado, produção impecável e histórias inspiradoras. Estas são só algumas explicações para o sucesso da novela Os Dez Mandamentos, da Rede Record. Em Goiânia, a produção já alcançou o primeiro lugar ao menos seis vezes. Já em Belém a produção conquistou o primeiro lugar no inicio de julho, com 20 pontos de média. XX Muitas mulheres quando se olham no espelho acabam enxergando mais defeitos do que qualidades. Aquela espinha horrorosa, o pneuzinho que insiste em nos tirar do sério, as temidas linhas de expressão, os fios brancos que insistem em desafiar a durabilidade da última tintura e a odiada celulite e a lista segue. XX Ao se compararem às imagens que folheiam nas revistas, se diminuem por não se enxergar no padrão de beleza ditado pela sociedade, que pede um corpo perfeito. Se a maioria se sentisse segura e bem consigo mesma, não perderia tanto tempo se comparando ao que vê em uma folha de papel. Pense nisso! XX A doação de sangue é um ato solidário, rápido e pode salvar até quatro vidas. Mas nem todos os brasileiros têm o costume de fazê-la. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ao menos 5% da população mundial seja doadora. XX No Brasil, no entanto, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% tem o costume de doar e essa situação fica ainda pior no inverno, quando a procura aos postos de coleta cai cerca de 30%. Dessa forma, os estoques de sangue ficam baixos e quem precisa de transfusão sofre. Doar sangue é um gesto de amor. Pense nisso! XX Você acredita em mentirinha do bem? Ou que ter segredos faz parte da vida? Quando se trata de relacionamentos o assunto entra em questão e é polêmico. Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil afirma que mais de 1/3 dos casais brasileiros não sabe qual é o salário do parceiro. O estudo também concluiu que as mulheres escondem gastos do cônjuge. XX O segredo não se resume somente às finanças. Outro ponto comum entre as mulheres é esconder suas questões sexuais. Algumas simplesmente não sentem nenhum prazer em suas relações íntimas com o esposo e ele não sabe disso. Será? XX O Governador Simão Jatene recebeu o embaixador da Espanha, Manuel de La Camara Hermoso, que veio ao Pará junto com representantes de empresas espanholas que tem interesse em investir no Estado. XX O encontro no Palácio do Governo, foi marcado pela apresentação das expertises do Grupo Tragsa, empresa estatal da Espanha, e pelos projetos de infraestrutura que estão sendo desenvolvidos pelo Estado do Pará, como o programa Municípios Verdes e a Ferrovia Paraense (Fepasa). XX Neste sábado vamos de Garapeira Ypiranga do grande amigo Cacheado, com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *