FIT recebe visita de acadêmicos de Universidade Norte Americana

Acadêmicos Norte Americanos na FIT
Acadêmicos Norte Americanos na FIT

Na terça-feira (18), a FIT- Faculdades Integradas do Tapajós recebeu a visita de um grupo de estudantes norte-americanos da Universidade West Virginia. Ao todo, estiveram presentes sete acadêmicos de Bioengenharia que conheceram as dependências da instituição, além de participarem de atividades práticas no Laboratório de Pesquisas Zoológicas (LPZ).
Por meio do LPZ, a FIT tem desenvolvido diversas atividades, como a realização de palestras e ações de conscientização para a pesquisa e conservação ambiental, com ênfase a animais peçonhentos. A cada 40 dias, o local recebe uma turma de estudantes norte americanos para atividades desta natureza, por intermédio da Amizade Global Service-Learning, uma Organização Não Governamental que desenvolve intercâmbio com várias partes do mundo. “Todas as vezes que estes alunos nos visitam, eles recebem instruções básicas sobre animais peçonhentos, já que o LPZ é uma referência no assunto na região, além de mostramos os animais que eles podem encontrar durante a viagem quando estiverem em regiões ribeirinhas. Ao final da palestra, ressaltamos sobre a importância desses animais e o que fazer para evitar ou proceder diante de um acidente ofídico”, ressalta Hipócrates Chalkidis, professor do curso de Ciências Biológicas da FIT e coordenador do Laboratório.
“Em primeiro lugar, nossos acadêmicos estão aqui aprender, realizando a troca de experiências culturais, mas também adquirindo um conhecimento acadêmico. Durante esta viagem eles vão passar uma boa parte do tempo em área rural, então achamos muito válida a inclusão de uma palestra sobre animais peçonhentos da região por uma questão de segurança própria e que também possam levar algum conhecimento a mais para suas respectivas funções”, conclui Micah Gregory, diretor da ONG no Brasil.
As duas instituições de ensinam estudam o aprofundamento destes laços para consolidar um intercambio cientifico entre Brasil e Estados Unidos nas áreas da Saúde e Ciências Biológicas. “É uma parceria que vem dando certo entre a Universidade West Virginia e a FIT para um intercambio cientifico. A ideia é receber cada vez mais alunos norte americanos e que também, futuramente, possamos mandar nossos alunos para a West Virginia University. Não apenas para aprender a língua inglesa, mas também trabalhar dentro de uma filosofia de continuidade dos seus estudos em uma instituição que trabalha com tecnologia de ponta, conclui o professor Chalkidis.
ONG AMIZADE EM SANTARÉM: A ONG Amizade vem trabalhando na Amazônia brasileira desde que foi fundada em 1994. Suas parcerias comunitárias são baseadas na cidade de Santarém, sede regional do 9º distrito, que supervisiona as necessidades de saúde de muitos ribeirinhos que vivem em pequenas comunidades ao longo do Rio Amazonas e seus afluentes, os Tapajós, Trombetas e Aripiuns. Milhares de comunidades carentes enfrentam desafios econômicos e acesso limitado a serviços básicos.
Em 2013, começou o emparelhamento da Amizade com estudantes de ciências e saúde a bordo do Barco Abaré com programas de aprendizagem experimental para estudantes e voluntários, que aprendem ao lado de profissionais de saúde do Brasil, lições sobre doenças tropicais, saúde pública, cuidados de saúde rural, odontologia, medicina famíliar, programas de HIV / SIDA e gestão de fluxo de paciente, entre outros temas desafiadores e relevantes.

FIT INICIA AULAS DO CURSO DE BIOMEDICINA

Alunos do curso de Biomedicina da FIT
Alunos do curso de Biomedicina da FIT

As aulas do curso de Biomedicina, o mais novo da FIT, começaram na terça-feira (18). Sendo este a pioneira na região Oeste do Pará, a instituição conta com 67 acadêmicos ingressam no curso de bacharelado divididos em três turmas, sob supervisão do professor Mestre Alexandre Magalhães, coordenador da graduação. A ideia de trazer o curso surgiu em 2010, mas o projeto só foi consolidado em fevereiro de 2014. Em novembro, a equipe de avaliadores do MEC esteve em Santarém para a visita técnica no campus e aprovou a estrutura. A portaria de autorização saiu no dia 1 de junho de 2015 e os alunos já estão tendo atividades teóricas.
Considerada pela Revista Vox Gren como a Instituição de Ensino Superior mais lembrada e a que oferece a melhor estrutura de ensino, a FIT foi fundada em 13 de maio de 1985 e desde então vem contribuindo para a formação de inúmeros profissionais em outros 13 cursos: Administração, Gestão empresarial, Processos Gerenciais, Direito, Serviço Social, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade & Propaganda, Redes de Computadores , Tecnologia da Informação, Ciências Biológicas, Enfermagem e Medicina Veterinária. Desde 2014, a Instituição de Ensino Superior faz parte do Grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, presente em 24 cidades e 12 estados.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/FIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *