Audiência Pública em Santarém debate o ensino médio no Pará
Uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório do Campus Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na Avenida Marechal Rondon, no bairro do Caranazal, em Santarém, debateu a reforma e os diversos questionamentos sobre a qualidade do ensino médio, no Estado do Pará.
A audiência foi promovida pela Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), através da Comissão de Estudo para Reforma do Ensino Médio.
A audiência foi ministrada pela presidente da comissão, deputada Cilene Couto (PSDB), contando ainda com a presença dos deputados Soldado Tércio (Pros), Airton Faleiro (PT), Coronel Neil (PSD), Dirceu Ten Caten (PT) e Eduardo Costa (PTB).
A reunião contou com as informações e análises da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Claudia Hage; da reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro; a coordenadora do campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), além da professora e doutora Edna Ferreira Coelho Galvão.
A deputada Cilene Couto reforçou que expediu convites para os outros 11 prefeitos da região do Baixo Amazonas, assim como para os coordenadores das Unidades Regionais de Ensino: 5ª URE-Santarém, 6ª URE – Monte Alegre e 7ª URE – Óbidos, e ainda aos presidentes de todas as Câmaras Municipais.
A deputada informou que a Comissão fez um relatório minucioso sobre a realidade da educação em cada uma das regiões e debateu o Plano Estadual de Educação. O deputado Dirceu Ten Caten, relator da comissão, declarou que a precariedade da educação necessita ser combatida. “O Poder Legislativo Estadual precisa analisar o real estado do ensino médio, identificando problemas e propondo soluções sem se preocupar em apontar culpados”, considerou o parlamentar.
Ele adiantou que o próximo encontro vai ser na Cidade de Marabá, sudeste do Pará. “Finalizamos a audiência pública em Santarém, com mais de 5 horas de debate construtivo. A comissão de estudos avançou no seu trabalho. Próxima audiência será em Marabá”, reforçou o deputado Dirceu.
A presença da comissão estadual de educação da Alepa repercutiu na Câmara Municipal de Santarém, na manhã desta quarta-feira. A vereadora Ivete Bastos (PT) na tribuna se referiu à comissão de educação da Alepa, que se encontra em Santarém para uma audiência pública que tem como objetivo coletar dados e propostas para melhorias no Ensino Médio no Estado.
Fonte: RG 15/O Impacto