Em Monte Alegre, Câmara e Prefeitura na mão de um só homem
No Município de Monte Alegre, oeste do Pará, mais um fato inusitado na política local chamou a atenção da população. Acontece que na quinta-feira (15) o prefeito em exercício, Anselmo Picanço; agora se tornou também Presidente da Câmara de Vereadores. Através da Portaria de nº 029/2015, de 15 de Outubro, ele resolveu reassumir o cargo.
ENTENDA O CASO: No dia 21 setembro, o prefeito Zé Costa – PT foi afastado por 120 dias, pela Câmara; acusado de usar dinheiro público para quitar débito pessoal. No outro dia Anselmo Picanço (Presidente da Câmara) foi empossado no cargo de Prefeito em exercício, enquanto o vice-presidente da Câmara, Cabo Leonardo, assumiu a presidência do Legislativo. No entanto, Anselmo Picanço reassumiu a Presidência da Câmara e responde interinamente pelos dois poderes: Executivo e Legislativo.
A Comissão Parlamentar de Inquérito é composta assim: Jezerrel Meireles – PMDB, presidente; Ádson Leão – PT do B, relator e Sady Dall Agnol – PMDB, membro.
A situação tem provocado muita indignação na população, que questiona a legalidade do fato, uma vez que os dois poderes, que deveriam ser independente, passaram agora a ser geridos por uma mesma pessoa.
Fonte: RG 15/O Impacto