Festival do Charutinho atrai turistas à Praia de Ponta de Pedras
Centenas de pessoas participaram do 13º Festival do Charutinho, que iniciou na última sexta-feira, 13, e encerrou domingo, 15, na praia de Ponta de Pedras, na região do Eixo-Forte, em Santarém, oeste do Pará. Além de veranistas de Santarém, Belém e Manaus, turistas estrangeiros também prestigiaram o evento em um dos balneários mais badalados da cidade.
Segundo a coordenação, o evento é uma forma de divulgar o balneário de Ponta de Pedras como ponto turístico na cidade e destacar os pratos típicos feitos a partir de peixe. A programação dos três dias contou com atividades esportivas, exposições, apresentação de danças folclóricas e shows musicais.
Além de divulgar a cultura local, o evento é uma alternativa que os donos de barracas de venda têm para obter mais lucro. Quem participou do evento em Ponta de Pedras constatou o preço do prato do charutinho comercializado entre R$ 10,00, e R$ 20,00.
A cozinheira e vendedora Edna dos Santos nasceu na comunidade e há 20 anos trabalha preparando o charutinho para venda. “Criei todos os meus filhos com esse trabalho, fritando charutinho. Nossa expectativa é que este ano seja bom o evento”, conta.
De acordo com a coordenação, o Festival do Charutinho iniciou no ano de 2002, quando surgiu a idéia de se potencializar a comunidade por meio de uma festa tipicamente regional.
Localizada às margens do rio Tapajós, a comunidade de Ponta de Pedras, tem acesso pela rodovia Everaldo Martins e de barco. Ponta de Pedras é um desses lugares encantadores com uma beleza única e forte apelo turístico. Além disso, o local possui um cenário paradisíaco com enormes rochas que se formam às margens da praia, servindo de decoração para um dos pontos turísticos mais encantadores do interior da Amazônia.
Fonte: RG 15/O Impacto