MEC suspende vestibular para o curso de Geografia da UFPA
O vestibular para o curso de Geografia (Bacharelado) da Universidade Federal do Pará foi suspenso por uma determinação do MEC (Ministério da Educação), divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23). A punição atinge graduações de 68 cursos do Brasil que tiveram notas insatisfatórias no CPC (Conceito Preliminar de Curso), um indicador de qualidade do ensino superior. Outro curso que teve o ingresso suspenso foi o de Redes de Computadores, da Faculdade de Castanhal.
As graduções atingidas tiraram notas 1 e 2 – numa escala que vai até 5 -, nas duas últimas avaliações do MEC, feitas em 2014 e 2011. O curso de Geografia da UFPA e o de Redes de Computadores da Faculdade de Castanhal obtiveram notas 2 em 2011 e 2014. A medida já tinha sido anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Com a medida, a partir de hoje, o ingresso de novos alunos nestes cursos está proibido. Contudo, de acordo com o MEC, os estudantes que já tenham sido aprovados no curso e estejam matriculados continuarão a graduação normalmente.
O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes concluintes, corpo docente, infraestrutura, recursos pedagógicos e outras variáveis. A cada três anos, um grupo de graduações passa pelo crivo do MEC. A avaliação feita no ano passado, cujos resultados ocasionaram as punições publicadas hoje no Diário Oficial, contemplou graduações nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e afins.
Em nota enviada ao Portal ORM News, a UFPA informou que pretende recorrer da decisão, visto que a nota atribuída ao curso não corresponde à realidade da graduação. A Universidade disse ainda que o PS 2016 já está em andamento, tendo em vista que os candidatos já participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Portal ORM News tenta contato com a Faculdade de Castanhal.
Fonte: Portal ORM