Políticos instituem regime de oligarquia em Alenquer

Câmara e Prefeitura de Alenquer funcionam como regime de oligarquia
Câmara e Prefeitura de Alenquer funcionam como regime de oligarquia

O lenga-lenga entre os vereadores em raríssima exceção, com o prefeito Flávio Marreiro, veio à tona. Já que o mesmo para a opinião pública passou de vilão para herói. Toda população alenquerense tem conhecimento que os dissidentes ou antagônicos (vereadores) à administração conturbada, já foram um dia de sua base aliada. Partindo desse pressuposto, qualquer leigo em conhecimento jurídico, não é leviano em afirmar que o prefeito Flávio Marreiro cometeu inúmeros crimes de responsabilidade. Destarte, as exauridas incompatibilidades entre o Executivo e o Legislativo vêm resultando em desgaste para ambos os poderes. Isto é, a guerra dos vereadores contra o gestor é de cunho fictício assemelhando-se a uma peça teatral de inúmeras cassações de Flávio Marreiro retornando ao cargo através de decisão do Judiciário.

No ponto de vista ético, os vereadores estão desacreditados já que logo após a cassação do prefeito Marreiro, “os legítimos representantes do povo” através de acertos e conchavos dividiram as secretarias entre membros de seus familiares. Figurando, portanto, nepotismo sem precedente. Em resumo, segundo os críticos a negociata das divisões de cargos, aflora nitidamente que a briga do vale tudo não era em defesa do povo e sim de interesses próprios. Essa maneira de administrar com aquiescência do prefeito Carlos Cambraia sintetiza um regime de Oligarquia. Ou seja, a máquina administrativa do poder público passa a ser gerida e exercida, por um pequeno grupo ou familiares, que monopolizam o mercado financeiro, econômico, político, cultural e social do município.

QUARESMA: A Igreja Católica através da CNBB lançou a Campanha da Fraternidade 2016. Segundo os ritos tradicionais a Quaresma é o tempo de preparação para os mistérios da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo. A CF tem a missão de despertar o espirito comunitário e cristão educando par a vida em fraternidade e renovando a consciência da responsabilidade social como proposta evangelizadora para preparação da Páscoa. Portanto, a igreja católica convida todos os fiéis a refletirem sobre as práticas que levam às mudanças no modo de comportamento, pensar e agir, cujo lema da campanha da fraternidade é ecumênico “Casa comum: nossa responsabilidade. Quero ver o direito brotar como fonte e correr qual riacho que não seca” (Am – 5,24).

EDUCAÇÃO: Quanto às desculpas de atraso no pagamento das secretárias de educação, atribuídas pelos prefeitos a nível nacional, a cerca da redução do recurso do Fundeb, o Governo Federal, através do Ministro da Educação Aluísio Mercadante, divulgou nota de esclarecimento, pelo sistema de jornalismo da Rede Globo (Jornal Nacional), desmentindo qualquer especulação e corte de recursos destinados a educação para os municípios da Federação. Neste contexto, a impunidade, ladroagem sem controle e generalizada, quem está mentindo? Pergunta-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *